Navegando por Publicador "Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSobre leitores e navegadores: o comportamento de leitores nativos digitais do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga (2017-2019)(Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), 2020-12-15) Sperandio, Daniele Spadotto; Bertoletti, Estela Natalina Mantovani; Rodrigues, Lucilo Antonio; Oliveira, Fernando Rodrigues deNesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”. Tem por objetivo contribuir para a produção de uma história da leitura, a partir da análise do comportamento do leitor, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Votuporanga, na leitura de livros virtuais da Biblioteca Virtual Pearson, compreendendo o período de 2017 a 2019. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, centrada na história do tempo presente, de abordagem histórica na perspectiva da História Cultural, mediante análise da configuração textual dos documentos eleitos como fonte. Dentre os resultados, verificou-se que os leitores nascidos na era digital realizam as leituras dos livros virtuais de maneira objetiva para suprir as necessidades informacionais que lhes são apresentadas; são leitores que evitam navegar pelas obras disponibilizadas no catálogo da biblioteca virtual, mas priorizam as leituras de livros técnicos em ambiente virtual; evidenciou-se que os leitores mantêm a preferência por livros impressos quando estes são literários. Conclui-se que os estudantes são leitores que navegam entre a leitura virtual e a impressa; adotaram a leitura híbrida como forma de ler e se informar, tornaram-se autônomos em um processo de transição entre a leitura linear e a leitura fragmentada, mas objetiva, pragmática e versátil proporcionada pelas tecnologias do século XXI.