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- ItemCompetência em informação na Educação Profissional: uma análise nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFSP-Câmpus Birigui(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2022-12-10) Rissi, Viviane Renata Ventura; Coronel, Ani Caroline RomeroTomando como parâmetro a educação profissional de nível médio e sua finalidade em preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do domínio de técnicas e procedimentos; a presente pesquisa, objetivando estudar as diferentes situações de aprendizagem exigida pela Sociedade da Informação, buscou evidenciar o nível de conhecimento e habilidades informacionais presentes na prática discente dos alunos matriculados no ensino médio integrado do IFSP – Câmpus Birigui. Demonstrando a necessidade de se desenvolver, ainda na escola, ações que possam contribuir para a efetivação e ampliação do desenvolvimento de tais competências no processo formativo do aluno, seja socialmente, quanto profissionalmente; foram analisadas as metodologias e procedimentos adotados pelos alunos na construção de trabalhos escolares, identificando por meio da prática discente o comportamento, as dificuldades e as lacunas de conhecimento apresentadas pelos mesmos. Logo, pela interpretação dos resultados, verifica-se que apesar dos alunos do ensino médio integrado possuírem conhecimento e habilidades informacionais em determinadas áreas, ainda encontram dificuldades em utilizar os recursos e as estratégias disponíveis, o que indiretamente influencia na resolução de problemas em situações cotidianas, muitas vezes provocada pela desinformação ou até mesmo pelo excesso de informação. Para finalizar, reforçando o compromisso da educação em proporcionar ao estudante uma aprendizagem autônoma, a pesquisa sugere por meio de ações educativas, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária; a inserção no currículo escolar de um programa educativo direcionado ao desenvolvimento da competência em informação.
- ItemEmpatia, educomunicação e práticas docentes: curricularização da cultura da paz na educação profissional, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Birigui(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2019-12-07) Rocha, Marileide Andrade de Jesus; Coronel, Ani Caroline Romero; Benitez, Flávio Portillo; Villalba, Moisés; Arrúa, Maria AngélicaO presente trabalho tem como objetivo apresentar de que forma a compreensão das competências da educação, da educação emocional e cultura de paz auxiliam a potencializar o desenvolvimento de práticas significativas da educação na comunicação e na aprendizagem interativa-colaborativa no currículo da Educação Profissional Tecnológica (EPT) do IFSP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Birigui. Ademais, buscou-se descrever a história da EPT no Brasil e a influência do mercado mundial na construção dos currículos profissionais tecnológicos da rede federal de ensino. A investigação orientou o desenvolvimento de projetos contínuos de vivências de comunicação não violenta, metodologias ativas com o envolvimento da família, educandos e educadores com práticas inovadoras no cenário da cultura de paz e educação para a paz mediadas pelas tecnologias digitais, como o enfrentamento das diversas formas de violência. Igualmente, procurou-se sugerir a inserção da Cultura de Paz e Educação para Paz como componente curricular em todos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) do IFSP Campus Birigui. O desenvolvimento do estudo foi direcionado pela pesquisa bibliográfica, descritiva e pesquisa de campo. Os instrumentos, os convites e os termos de pesquisa foram entregues aos participantes, maiores e menores, nos formatos impressos e digital. O roteiro composto de questionários com perguntas abertas e fechadas no formato do Google Forms foi encaminhado para os e-mails e o WhatsApp dos servidores e estudantes de 2019. A pesquisa foi submetida à abordagem quantitativa e qualitativa – “qualiquanti” ou mista. A análise dos dados possibilitou a compreensão da importância de desenvolvimento de uma nova política de comunicação, de ofertas de cursos de formação inicial e continuada de alfabetização de cultura da paz e educação para paz nos ambientes físico e ciberespaço e projetos ecossistêmicos com o envolvimento intencional das pessoas da comunidade interna e externa. Concluiu-se que o estudo apontou a necessidade de construção permanente de uma cultura de paz nos processos de comunicação, nas atividades técnico-laborais, e experienciar o benefício do bem-estar com e para pessoas nesse território de aprendizagem profissional. O projeto deste trabalho foi analisado e aprovado pelo CEP – Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP pela Plataforma Brasil, registrada pelo parecer nº 3.685.634/CEP/IFSP. É mister retomar a busca contínua pelos novos tesouros – estudos pela riqueza de aprendizagem do equilíbrio da sensibilidade e da razão, da interinfluência cultural somadas à inovação das práticas de comunicação assertiva nas relações humanas, do novo ensinar-aprender significativo estruturados na pedagogia do amor, nos pilares da educação e cultura de paz fundamentais para a formação integral do ser humano educador e aprendente em todos os níveis de ensino. O estudo está aberto a novas contribuições em prol do bem coletivo.
- ItemEnsino e aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira no ensino médio e sua articulação com a educação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Birigui- SP(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2019-12-07) Santos, Joyce Helena Ferreira dos; Coronel, Ani Caroline Romero; Villalba, Moisés; Arrúa, Maria AngélicaEsta investigação pretende discorrer sobre o ensino e aprendizagem da Língua Espanhola observando as atividades e práticas do espanhol como língua estrangeira no Brasil no contexto do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração e Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) no campus Birigui- SP. O ponto de partida para esta articulação é a Lei 11.161/2005 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de espanhol nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas. Esta pesquisa será bibliográfica, pois traz os documentos legais, tais como a Constituição Brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Orientações para o Ensino Médio em Língua Estrangeira e outros. O estudo destaca as práticas e ressalta o intercultural e a interdisciplinaridade como caminhos para a aprendizagem bem como o entendimento da Educação Profissional no mundo globalizado. Também existe a preocupação do uso das tecnologias educacionais tão presentes no ensino. No decorrer da investigação haverá a coleta de dados mediante o uso de questionário aos docentes, alunos e entrevistas com os servidores. O objetivo é explicar e analisar o processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira a partir de vivências e experiências comunicativas de modo que a pesquisa proporcione o protagonismo no aluno e o dinamismo no ensino. Os questionamentos da pesquisa são: Como ensinar o espanhol como língua estrangeira no Ensino Médio diante do fato do espanhol ser uma disciplina optativa? Quais são os aspectos relevantes para o ensino do espanhol no Ensino Médio Educação Profissional? Que ferramentas usar no ensino do espanhol? Quais as atividades que mais estimulam os alunos e que gêneros utilizar? Essas questões permearão a investigação.