Navegando por Publicador "SEED – Pr"
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- ItemSexualidade(SEED – Pr, 2009-01-01) Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento da Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual.; Santos, Dayana Brunetto Carlin dos; Araújo, Débora Cristina deCompondo o ineditismo desta obra, é com satisfação que o Departamento da Diversidade por meio do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS apresenta o seu primeiro Caderno Temático pautando reflexões relacionadas à sexualidade. Essa publicação constitui-se de artigos acadêmicos relevantes para a discussão crítica sobre as relações entre os gêneros e a diversidade sexual nas escolas. Esse material foi pensado e produzido para subsidiar a prática pedagógica e reflexiva dos profissionais da Rede Estadual de Educação e as ações de formação continuada dos professores e professoras, possibilitando significado, sentido e coragem para o enfrentamento e à transformação de uma realidade social de preconceito, discriminação e exclusão nas escolas. Está intimamente ligado aos objetivos da Secretaria de Estado da Educação em garantir o direito à educação pública, gratuita e de qualidade para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual e/ou identidade de gênero. Pautar reflexões críticas acerca da sexualidade, das relações entre os gêneros e da diversidade sexual nesse Caderno Temático revela a posição institucional da SEED de dar visibilidade ao enfrentamento do sexismo, da homofobia e do racismo, bem como de debater a prevenção e promoção da saúde no espaço escolar, na perspectiva do respeito aos diferentes sujeitos educandos/as e educadores/as. Essas reflexões pretendem contribuir para superar os índices de evasão escolar ainda existentes nas escolas, muitas vezes provocados por atitudes explícitas e/ou veladas de preconceito e discriminação. Ao assumir as questões de gênero e diversidade sexual articuladas às políticas públicas educacionais e as demandas dos movimentos sociais, a SEED evidencia o reconhecimento dos direitos e compromisso para com os sujeitos implicados nessas discussões e considera em seus encaminhamentos os pertencimentos de classe, gênero, raça/etnia e a diversidade sexual.