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- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemA alfabetização e a aprendizagem: desafios do Professor alfabetizador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Lima, Ana Clécia; Benedini, Larissa; Tiggemann, Iara; Lopes Junior, CarlosNo presente trabalho se reconhece que a aprendizagem dos alunos e o seu processo de alfabetização ocorrem por meio da prática profissional, haja vista que os docentes são os mediadores, assim, quando se considera o processo de ensino e aprendizagem de uma criança, constata-se que o aprendizado da leitura e da escrita requerem capacidades consideradas como básicas e que são desenvolvidas de maneira espontânea pelas crianças, mas que podem, e devem, ser reforçadas dentro da escola, por meio da figura do professor e com a proposição de atividades consideradas como adequadas. Desse modo, considerou-se que os problemas de aprendizagem e as dificuldades no processo de alfabetização que podem emergir ao longo do processo educativo são muito amplos, e, com isso, foram estabelecidos os objetivos da pesquisa: como objetivo geral espera-se destacar o papel da alfabetização para aprendizagem da criança, e como objetivo específico ressaltar a importância do educador na alfabetização e na aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi adotado também um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foi realizado um questionário semi estruturado composto de 10 questões de foro aberto e fechado, com a participação de 16 professores especialistas no assunto. Conclui-se que todos os participantes da pesquisa concordam que alfabetização consiste em um processo que é iniciado antes mesmo dos educandos começaram a frequentar a escola e que, posteriormente, é formalizado no Ensino Fundamental, por meio da aquisição da leitura e da escrita.
- ItemA arte de contar histórias: um olhar sobre o conto e os novos contadores de histórias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-17) Rodrigues, Adriana Souza Lima; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Topan, Juliana de Souza; Picosque, Tatiana AparecidaEste trabalho tem por objetivo compreender, a arte de contar histórias na contemporaneidade em contexto urbano. Para tanto utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica as obras A renovação do conto: emergência de uma prática oral de Maria de Lourdes Patrini (2005) e A arte da palavra e da escuta de Regina Machado (2015). Ao se interpretar esses dois textos pudemos identificar que a arte de contar histórias ressurge em contexto urbano, como uma manifestação artística dentro dos ambientes da escola e da biblioteca, e toma outros espaços socioculturais, num movimento que acontece em vários países e que começa a ser estudado no ambiente das universidades, buscando compreender o ressurgimento da narração oral do conto e a performance dos novos contadores de histórias. Os dois textos analisados contribuíram para reforçar a importância e necessidade da arte de contar histórias em contexto urbano, como função educacional, social, ética e estética, tendo como referências o conto, o narrador e o ouvinte, na construção de uma possibilidade de formação humana e transformação social.
- ItemA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional : proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-02-28) Lisauskas, Fabio Ferrite; Mossin, Dr. Eduardo AndréA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo é tarefa interdisciplinar, envolvendo mais diretamente conhecimentos da matemática financeira, Gestão e Economia. Do ponto de vista da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata-se de conteúdo politécnico, que se aplica às diferentes tecnologias produtivas na avaliação de alternativas de alocação do capital disponível para investimento das organizações, e oportuniza o uso da matemática financeira no contexto empresarial ao nível do Ensino Médio. Na dinâmica do capitalismo contemporâneo, as atividades produtivas sofrem a ameaça crescente da financeirização da economia, com a emergência de opções financeiras para valorização do capital que têm apresentado atratividade crescente em relação às alternativas de alocação produtiva. Paralelamente, a inovação tecnológica contemporânea tem se voltado à automação de processos produtivos, diminuindo a dependência de mão de obra para a produção de bens e serviços a atenderem as diferentes necessidades humanas. A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo se torna um conteúdo que pode problematizar essas ameaças ao mundo do trabalho em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI), fortalecendo a formação omnilateral dos alunos, em integração curricular do trabalho, da ciência e da cultura. Para isso, um direcionamento específico do trabalho didático precisa ser planejado, no que o Produto Educacional desenvolvido por esta pesquisa vem a auxiliar. O trabalho se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em EPT. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e avaliar um roteiro didático para o ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico do EMI. Um Produto Educacional que procura contextualizar o uso da matemática financeira em âmbito organizacional, trabalhar a modelagem em planilha eletrônica e fortalecer a formação omnilateral dos estudantes. O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, seguindo métodos de avaliação de novos produtos educacionais e que envolveu a aplicação de uma Oficina elaborada a partir de uma primeira versão do Roteiro. Ocorrida no Câmpus Sertãozinho do IFSP, a aplicação do Produto com nove alunos do EMI gerou evidências para a avaliação do Roteiro inicial a partir da observação pelo pesquisador e dos questionários respondidos pelos alunos participantes e pelo docente que aplicou a Oficina. A versão final do Roteiro, consolida um conjunto de orientações, possibilidades e conteúdos voltados ao ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico e de formação omnilateral no EMI. O Roteiro está estruturado a partir dos seis tempos curriculares propostos por Marise Ramos para o EMI (problematização, instrumentalização, experimentação, orientação, sistematização e consolidação) que incorporam proposições da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. Uma proposta de ensino a ser adotada por quem se abra a uma experimentação responsável da inovação curricular no Ensino Médio, encontrando no EMI um contexto escolar privilegiado para avanços de aplicação da matemática financeira em âmbito empresarial e no qual a interdisciplinaridade envolvida na avaliação econômica dos investimentos produtivos pode contribuir para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemA ciência na literatura barretiana: o conto literário nas aulas de física em uma perspectiva sociocultural(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Lima, Silvana Souza; Gomes, Emerson FerreiraA presente pesquisa é análise e elaboração de um material didático, partindo do conto “Congresso Pan-Palentário”, do autor Lima Barreto. Foi realizada com os alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo do primeiro ano, com uma abordagem e perspectiva sociocultural. Para isto, nos valemos de referenciais discursivos (BAKHTIN, 2006) para a análise do conto e de referenciais socioculturais (FREIRE, 1987; SNYDERS, 1988; VIGOTSKI, 2001) para a elaboração e a realização das atividades. A sequência didática foi composta por 10 aulas de 45 minutos, divididas em VII momentos (blocos) para sua realização. As aulas se basearam em interpretaçãoe estudos dos personagens. Utilizamos a análise de discurso para identificar aspectos de enunciados pertencentes à ciência antes e após as aulas, através da interpretação inicial dos alunos e após a leitura do conto. Com um questionário final, observamos que as aulas contribuíram para ajudar os alunos na intepretação do conto, pois eles demonstraram alegria e satisfação. Esses estudantes foram protagonistas e o professor, um mediador da integração do conhecimento prévio com o conhecimento formal (SNYDERS, 1988). Por fim, resultando dessa pesquisa, elaboramos um produto educacional que é composto por uma revista de divulgação de ensino, que contempla a sequência didática, uma reflexão sobre o ato de ler e sugestões para os professores com materiais de aproximação cultural e ensino de ciências.
- ItemA classe média fardada: uma análise histórica das motivações do tenentismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-05-26) Bortoleto, João Vitor; Silva, Vagner Luis da; Correa, Rubens Arantes; Souza, Danilo Amorim deO trabalho tem por propósito entender o fenômeno do tenentismo — movimento militar de oposição aos governos da Primeira República a partir dos anos 1920 — à luz da conjuntura econômica, política e social do período. Procuramos delimitar o movimento como resultado das transformações que se cristalizaram na sociedade brasileira nas primeiras quatro décadas de regime republicano. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico de historiadores, economistas e cientistas políticos para avaliar a conjuntura em questão, como a centralidade da política econômica em torno do café, o crescimento das forças oposicionistas, o rompimento do pacto oligárquico e o fortalecimento da ideologia intervencionista nos quarteis. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a estrutura militar com a dinâmica de classes que se observa na sociedade, bem como tirar daí possíveis interpretações acerca dos limites do tenentismo.
- ItemA colaboração do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-01) Godoi, Bianca; Pena, Caio; Lopes Junior, Carlos; Pereira, VagnerPretende-se com este trabalho mostrar que o xadrez pode atuar como mediador desenvolvendo capacidades motoras e também cognitivas durante as aulas do ensino fundamental I. Utilizando o xadrez podemos trabalhar o raciocínio lógico dos discentes e consequentemente permitindo que os mesmos venham a ter melhores resultados em seus estudos. O xadrez é considerado um dos jogos mais antigos e populares no mundo todo. Dentro das escolas o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é um jogo que estimula o jogador na tomada de decisões lógicas, facilitando assim o ensino dos conteúdos escolares e desenvolvendo a capacidade de avaliar as atitudes a serem realizadas. A parceria entre o aluno e o jogo devem caminhar em paralelo, e cabe ao professor encontrar ferramentas adequadas para que o interesse não seja perdido. Na matemática o xadrez é capaz de desenvolver no aluno a sua capacidade de reflexão, estimulando e motivando a descobrir novas jogadas, consequentemente aprendendo sempre mais. O xadrez utiliza as noções de espaço de aritmética (valor das peças e noções de troca), análise combinatória, cálculo de possibilidades e estatística. Alguns autores reforçam o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento dos estudantes ainda crianças. Este trabalho utilizou o método analítico descritivo baseado apenas em pesquisas bibliográficas.
- ItemA colonialidade do saber e a literatura indígena em sala de aula através dos livros didáticos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-18) Bastos, Bianca Cunha da; Oliveira, Gabriela Maria Carvalho de; Vilaço, Fabiana de LacerdaEntendendo-se que a literatura indígena com adequada abordagem em sala de aula é essencial para formação de sujeitos multiculturais, visto que a sociedade brasileira é constituída a partir da pluralidade dos indivíduos e conhecendo os aspectos sócio histórico-culturais relacionados à literatura canônica e à indígena, esta pesquisa visa compreender de que maneira a literatura indígena encontra-se em sala de aula através dos livros didáticos. Desse modo, utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa, por meio de fundamentos exploratórios, tendo um procedimento de pesquisa bibliográfico. Para tanto, são considerados dados contextuais, abordados no primeiro capítulo desta monografia, os conceitos de colonialidade do saber e epistemicídio que servem de base para o entendimento de questões relacionadas à temática, trabalhados no segundo capítulo da pesquisa, e, por fim, a análise de 3 livros didáticos, buscando traçar um panorama acerca do problema de pesquisa proposto através das obras do ciclo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) 2021 com maiores tiragens, sendo elas “Multiversos” (FTD), “Moderna Plus” (Moderna) e “Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social” (Ática), respectivamente. A primeira obra aborda o conceito de cânone e a crítica ao mesmo, demonstrando compreender as problemáticas envolvidas neste, sem, ainda assim, apresentar produções de literatura indígena e a segunda trabalha sob a imagem do herói nacional através do romance Macunaíma sem trazer um contraponto. Como resultado, encontra-se a presença da literatura indígena em apenas um dos livros didáticos, demonstrativo de que, de fato, a colonialidade do saber e o Epistemicídio continuam operando. A abordagem, neste último, ao menos, mostra-se adequada, porém sucinta.
- ItemA comunicação pública na promoção da informação: a utilização dos perfis em sites de redes sociais por órgãos públicos frente à pandemia da COVID-19: um estudo exploratório(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-20) Silva, Beatriz Souza; Guida, Julianna Alves; Bardelotte, Luis Felipe Bueno; Butcher, Rodolfo; Godinho, Denise; Feitosa, WilianA comunicação pública como promotora de informações de interesse coletivo é imprescindível no cenário instaurado pela crise pandêmica da COVID-19. Com a internet e suas mídias, a distribuição das informações, verdadeiras ou falsas, é facilitada. Torna-se essencial a presença governamental on-line, com a finalidade de fomentar as medidas de prevenção, para amenizar a propagação do vírus e conter inverdades que prejudiquem sua credibilidade e, consequentemente, a adesão da população frente a essas recomendações. Neste contexto, o presente trabalho idealizou analisar a utilização de sites de redes sociais, por Órgãos Públicos de Saúde. Para tal, observaram-se os perfis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde do Brasil e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal no Instagram, Facebook e momentaneamente no Twitter. Por meio de uma pesquisa quantitativa, fundamentada na análise das publicações dos Órgãos supracitados em três períodos pré-estabelecidos de tempo, pretendeu-se a compreensão do engajamento do cidadão em busca de informação e interação por essas vias. Os resultados obtidos apresentam que a interação da população com Instituições Públicas tendem a diminuir durante a pandemia, sendo imprescindível a promoção de Políticas públicas para informar o cidadão em todo o período reforçando medidas preventivas de saúde. Por fim, o trabalho apresenta reflexões sobre o cenário estudado e debate a eficiência das Políticas, fazendo um panorama do que os Órgãos precisam adotar para a otimização da comunicação pública no futuro.
- ItemA conjuntura chilena e o governo Allende: uma perspectiva gramsciana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Silva Junior, Antonio Alves; Silva, Vagner Luis daEste trabalho estuda a conjuntura do Chile durante o governo de Salvador Allende junto com a Unidade Popular no triênio de 1970-1973. Buscamos apresentar este período através dos conceitos elaborados pelo pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), com uma breve apresentação dos escritos do próprio autor e o entendimento de seus intérpretes. Abordamos os conceitos de sociedade civil, bloco histórico, hegemonia e hegemonia internacional para explicar as questões internas e internacionais da conjuntura chilena por meio de uma pesquisa descritiva. Em seu desenvolvimento mostraremos os aspectos eleitorais e as ações tomadas pelo governo em uma relação dialética com a sociedade civil frente aos interesses das classes dominantes no país, e por fim passaremos pelos aspectos internacionais e a conjuntura da Guerra Fria na América Latina. Em suas considerações finais mostramos que o governo Allende não detinha dos aparelhos hegemônicos necessários para a implementação de um regime socialista, enquanto as classes dominantes estavam organizadas interna e internacionalmente.
- ItemA estrutura organizacional dentro de uma startup: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-12) Moraes, Vinicius Cocorullo Fabri; Medeiros, William Wagner; Gianelli, Bruno Fernando; Melo, Emanuel Benedito deAs startups são instituições criadas em ambientes de grande incerteza e pelo fato de apresentarem um modelo de negócio de base tecnológica diferente da base tradicional precisam ser abordadas com uma análise diferenciada em relação a estruturação organizacional. O presente trabalho apresenta o estudo de caso da estrutura organizacional dentro do projeto de startup Agriloggi que inicialmente trouxe a ideia de uma plataforma de marketplace para a comercialização de produtos agrícolas para os produtores de Itapetininga e posteriormente, com a tentativa de validação do modelo de negócio, mudou a estratégia para uma plataforma com modelo White Label para atender as necessidades de comercialização com identidade visual e redução de custos dos produtores e comerciantes entrevistados. Para o desenvolvimento da estrutura organizacional, foram geradas, inicialmente, atividades a serem executadas a partir de requisitos levantados pela equipe. O estudo bibliográfico auxiliou no entendimento e avaliação do caminho de responsabilidade de cada indivíduo, na metodologia identificada e na avaliação de possíveis cargos como empresa consolidada. A estrutura organizacional adhocrática e metodologia ágil com framework Scrum foram utilizadas e identificadas no projeto com separação e coordenação das atividades do projeto, auxílio na rápida execução das tarefas com a descentralização das decisões no fluxo de trabalho, ciclos de trabalho semanais para a implementação de incrementos, integrantes com funções de Product Owner e Scrum Master e a mudança rápida de estratégia do projeto validada pelos produtores e comerciantes de Itapetininga.
- ItemA evasão em cursos de licenciatura em matemática: uma análise comparativa(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-05-24) Bressanini, Ana Vitória Domingos; Costa, Matheus Moreira; Moro, Marcel Alves; Pavani, Victor VazO problema da evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é uma questão preocupante e desafiadora. Esse estudo teve como objetivo analisar e comparar os índices de evasão de Licenciatura em Matemática a partir de alguns artigos selecionados com os números encontrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga. Para atingir o objetivo proposto, onze artigos foram selecionados da literatura para análise, e uma revisão integrativa foi realizada para uma melhor compreensão dos dados. A evasão é um problema que afeta todas as universidades estudadas, com motivos variados que incluem a falta de tempo para conciliar trabalho e estudo, dificuldades acadêmicas, histórico educacional e até mesmo idade, embora seja importante destacar que esses motivos não podem ser generalizados, já que cada aluno, universidade e corpo docente devem ser tratados de forma individual. Ao comparar os dados analisados, foi possível perceber que os índices de evasão no IFSP são menores do que os encontrados na literatura. Contudo, é importante ressaltar que cada universidade pode utilizar critérios diferentes para classificar evasão, e que a quantidade de alunos também pode variar, tornando difícil uma comparação precisa com os dados do IFSP. A compreensão dos fatores que influenciam a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é fundamental para a elaboração de estratégias e ações que visem minimizar esse problema. Além disso, a análise dos índices de evasão pode ajudar as universidades a identificar as principais causas da evasão e desenvolver políticas e programas que contribuam com soluções efetivas para esse obstáculo enfrentado.
- ItemA expansão territorial da cana-de-açúcar no início do século XXI(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-30) Nogueira, Natália Renata; Oliveira, Alécio Rodrigues deEste trabalho analisou as mudanças no padrão de distribuição regional da produção de cana-de-açúcar no período de 2000 a 2021 e identificou as regiões de destaque na expansão da cultura. O Coeficiente de Redistribuição Regional foi utilizado para este fim, além de um levantamento na literatura sobre aspectos políticos e econômicos associados ao setor e a construção de mapas para identificar e ilustrar a distribuição da produção. Os resultados indicam que a principal mudança no padrão de distribuição regional se deu na primeira década dos anos 2000, período no qual a região Centro-Oeste assumiu a segunda posição em termos de produção, com destaque para as mesorregiões Sul Goiano e Sudoeste do Mato Grosso do Sul. Essas regiões são caracterizadas por grandes estabelecimentos, com área mecanizável, clima propício e bem definido, além de terem feito parte de importantes projetos associados ao setor Sucroenergético, o que parece ter munindo-as de condições favoráveis à expansão da cana-de-açúcar e seus subprodutos.
- ItemA experimentação como abordagem para o ensino de Física: uma proposta do uso de lentes de gelatina como estratégia para o ensino de óptica geométrica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-30) Trindade, Italo Rogerio Milani; Gonçalves, Eduardo RogérioA óptica é um dos campos de estudo da física e os fenômenos por ela abordados estão presentes em diversas situações de nosso cotidiano. Um dos ramos que se destaca é o estudo de lentes, devido a diversas aplicações que vão desde a construção de microscópios e equipamentos de observação astronômica até a correção de alguns problemas de visão. Muitos estudos propõem a abordagem experimental como alternativa metodológica para o ensino de física, inclusive apresentando resultados promissores quando se analisa a aprendizagem dos estudantes. Em razão disso, o presente trabalho possui como principal objetivo a produção, com um baixo custo, de lentes esféricas feitas de gelatina para auxiliar no ensino, intencionando contribuir para a correção do fato de que, muitas vezes, o tema é tratado, em sala de aula, de maneira apenas teórica. Tanto as lentes quanto os lasers são de baixo custo de produção e são relativamente de fácil acesso. O experimento com a gelatina aproximou os efeitos ao máximo em relação às lentes convencionais.
- ItemA formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio GomesSegundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
- ItemA importância da introdução e ensino de vetores no Ensino Médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-06) Santos, Eliana Lourenço dos; Costa, Matheus Moreira; Stulp , Patricia; Pavani, Victor VazEste trabalho explora a importância de introduzir o estudo de vetores no ensino médio, propondo que esse conceito fundamental seja ensinado desde cedo para enriquecer o currículo matemático e facilitar a compreensão dos alunos em geometria e álgebra. A inspiração veio das dificuldades enfrentadas pela autora na disciplina de Vetores e Geometria Analítica durante a licenciatura, revelando uma lacuna significativa na preparação matemática pré-universitária. O texto revisa literatura que suporta a introdução precoce de vetores na educação, como os trabalhos de Assemany (2017), que sugere a inclusão de vetores já no ensino fundamental, demonstrando que isso oferece aos estudantes uma ferramenta adicional para resolver problemas matemáticos tradicionais de maneiras mais intuitivas. Para ilustrar a aplicabilidade dos vetores, são propostas atividades que abordam desde a determinação de pontos médios e distâncias mínimas até a verificação da colinearidade e o cálculo de áreas usando coordenadas. Essas atividades visam mostrar uma forma alternativa de resolver problemas matemáticos no ensino médio. Assim, o estudo de vetores pode acrescentar uma nova ferramenta matemática aos estudantes. Em suma, o trabalho defende uma mudança curricular que integre os vetores como parte do ensino médio, preparando melhor os alunos para futuros estudos acadêmicos em ciências exatas e matemática. A implementação dessa mudança requer planejamento cuidadoso e apoio aos educadores para garantir que todos os alunos possam se beneficiar sem se sentir sobrecarregados.
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA importância da representatividade lésbica no teatro: desconstruindo estereótipos e rompendo com o apagamento histórico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-08-07) Laranjeira, Beatriz Torres; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem como objetivo abordar a importância da representatividade lésbica no teatro como uma ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e combater o apagamento histórico das mulheres lésbicas ao longo dos séculos. A pesquisa busca compreender conceitos relacionados à historicidade, identidade e representatividade lésbica nas artes, com ênfase nas artes cênicas. A metodologia empregada é de cunho teórico, com base em levantamento bibliográfico que inclui autores fundamentais e peças teatrais relevantes para a temática. Ao analisar as peças selecionadas para a pesquisa, juntamente com os conceitos explorados sobre o tema, percebemos que a cultura ocidental, marcada por uma visão binária e heteronormativa, marginalizou outras orientações sexuais, como o lesbianismo. O teatro lésbico desempenha um papel crucial ao apresentar representações autênticas das vivências lésbicas, humanizando essas mulheres e desafiando a visão estigmatizada da sexualidade feminina. Portanto, a representatividade lésbica no teatro emerge como um ato de resistência e empoderamento, permitindo que essas mulheres tenham voz e visibilidade perante a sociedade.
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemA influência da web 2.0 na forma do romance: do ambiente virtual ao texto na obra de Daniel Galera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-16) Pugliese, Rafael Marcon; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Laura de Assis Souza e; Santos, Geovana GentiliEste trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos romances de Daniel Galera Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016), como a disseminação da internet na sociedade contemporânea influencia tanto ao sistema literário quanto à composição estrutural dos textos ficcionais. Para tanto, utilizamos o conceito de Sistema Literário proposto por Antonio Candido e estudos bibliográficos sobre a carreira de Galera para selecioná-lo como objeto de estudo representativo para a pesquisa. Quanto ao corpus ficcional, serão analisados elementos narrativos das obras bem como a maneira como suas histórias são estruturadas, para apontar indícios que demonstram marcas do período em que foram escritas e sua relação com as formas de leitura características do hipertexto utilizado na navegação da web, uma vez que esses elementos colaboram para a construção de significados nas obras expostas. Este trabalho contribui para a compreensão da Literatura Contemporânea e para o estudo de Daniel Galera como uma voz literária de destaque dessa produção artística.