Navegando por Publicador "Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)"
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- ItemAnálise do uso de um chatbot para o apoio ao ensino de inglês utilizando conceitos do pensamento complexo(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2021-05-19) Zadi, Igor Calebe; Monteiro, Ana MariaAs habilidades de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento do aprendizado de uma língua estrangeira e o processo de comunicação é fundamental para o aprimoramento dessas habilidades. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se um chatbot é um interlocutor viável e eficaz para o ensino de inglês como segunda língua utilizando a abordagem pedagógica do Pensamento Complexo. Para isso foi desenvolvido um protótipo cujos requisitos são provenientes de conceitos da abordagem do Pensamento Complexo e também de aspectos da vontade de se comunicar (Willingness To Communicate - WTC). Este chatbot é apresentado ao aluno como um personagem em um jogo do tipo RPG. As avaliações permitiram verificar o impacto do seu uso quanto à motivação e a vontade de se comunicar dos alunos ao interagirem com o protótipo e aos aspectos de aprendizagem.
- ItemEstudo sobre o uso de jogos para o ensino de língua estrangeira baseados na teoria do pensamento complexo(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2021-05-21) Montanher, Renato Cristiano; Monteiro, Ana MariaA gamificação é utilizada como uma metodologia ativa para o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, associando objetivos didáticos ao uso de tecnologia da informação e comunicação para potencializar o ambiente de ensino. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar, sob aspectos de motivação, experiência de usuário e percepção de aprendizagem, o uso de jogos para o ensino de língua inglesa utilizando uma abordagem que utiliza conceitos do Pensamento Complexo. Com esse propósito, foi estruturado um jogo a partir de elementos gamificados associados a missões, de modo que o aluno à medida que evolui na roteirização do jogo, interage com aspectos gramaticais e sintáticos de língua inglesa, com recursos audiovisuais, e a caracterização de ambiente lúdico de treinamento, guiado por conceitos do Pensamento Complexo. Para validar o trabalho, foi feito um experimento que utilizou uma adaptação de um modelo específico para jogos digitais que avalia a motivação, a experiencia e a percepção de aprendizagem dos usuários.
- ItemSistema para avaliação de expressões emocionais em ambientes virtuais de aprendizagem(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2022-11-07) Favareto, André Luiz; Bonacin, RodrigoUm dos desafios para professores em educação a distância é conseguir avaliar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) fatores não formais relacionados ao seus discentes, tais como: emoção, envolvimento, empenho, felicidade, frustração, entre outros. Isso é um processo natural da docência que acontece presencialmente com o docente ao interagir com seus alunos. Os AVAs modernos utilizam linguagens formais, como perguntas e respostas, jogos, leituras, entre outros, porém não conseguem reproduzir a avaliação somativa, que leva em conta as reações emocionais que o discente demonstra no ato da aplicação avaliativa. Tendo em vista esse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de softwares capazes de apoiar os docentes na avaliação da expressão emocional dos alunos em atividades avaliativas, tais como a análise das expressões faciais. Com esse apoio, o docente pode aprimorar, por exemplo, suas práticas de ensino e conteúdo, bem como o desenvolvimento dos alunos em atividades remotas. O objetivo deste trabalho é pesquisar e propor uma solução que possa, por meio de ferramentas SCORM (Sharable Content Object Reference Model), integrar AVAs e seus SGA (Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem) com um serviço de Software de Análise de expressão de Emoções (SAE). Este SAE analisa imagens por webcam no momento da realização da atividade remota e o sistema proposto gera relatórios síncronos e assíncronos para proporcionar feedback aos docentes e responsáveis por aplicações remotas. Com isso, espera-se apoiar o docente no entendimento da reação emocional dos alunos em atividades avaliativas e adaptar seu conteúdo para um maior engajamento dos discentes em atividades remotas. A solução proposta foi avaliada por especialistas, alunos e professores em um cenário real de aprendizagem.