Tecnologia em Gestão Pública
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Pública por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comunicação pública na promoção da informação: a utilização dos perfis em sites de redes sociais por órgãos públicos frente à pandemia da COVID-19: um estudo exploratório(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-20) Silva, Beatriz Souza; Guida, Julianna Alves; Bardelotte, Luis Felipe Bueno; Butcher, Rodolfo; Godinho, Denise; Feitosa, WilianA comunicação pública como promotora de informações de interesse coletivo é imprescindível no cenário instaurado pela crise pandêmica da COVID-19. Com a internet e suas mídias, a distribuição das informações, verdadeiras ou falsas, é facilitada. Torna-se essencial a presença governamental on-line, com a finalidade de fomentar as medidas de prevenção, para amenizar a propagação do vírus e conter inverdades que prejudiquem sua credibilidade e, consequentemente, a adesão da população frente a essas recomendações. Neste contexto, o presente trabalho idealizou analisar a utilização de sites de redes sociais, por Órgãos Públicos de Saúde. Para tal, observaram-se os perfis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde do Brasil e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal no Instagram, Facebook e momentaneamente no Twitter. Por meio de uma pesquisa quantitativa, fundamentada na análise das publicações dos Órgãos supracitados em três períodos pré-estabelecidos de tempo, pretendeu-se a compreensão do engajamento do cidadão em busca de informação e interação por essas vias. Os resultados obtidos apresentam que a interação da população com Instituições Públicas tendem a diminuir durante a pandemia, sendo imprescindível a promoção de Políticas públicas para informar o cidadão em todo o período reforçando medidas preventivas de saúde. Por fim, o trabalho apresenta reflexões sobre o cenário estudado e debate a eficiência das Políticas, fazendo um panorama do que os Órgãos precisam adotar para a otimização da comunicação pública no futuro.
- ItemAcessibilidade e legislação no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-14) Silva, Luana Rose da; Feitosa, Wilian Ramalho; Munhoz, Igor PoleziAcessibilidade e leis que existem, como ela é e como funciona na prática, como a acessibilidade funciona em nichos específicos, feito com estudo de casos, leis e normas, lugares públicos e privados se são aplicadas e como são aplicadas, pesquisa feitas inteiramente on-line, pontos de vista tirados de artigos, matérias. Um assunto não comum dificilmente abordado como falado em pouquíssimos documentos existe uma escassez sobre todo assusto que gira em torno de deficiências o que torna mais difícil quando se quer falar sobre o assunto, acessibilidade só e lembrada por aqueles que precisam dela ou por quem trabalha inteiramente com o assunto, para quem não precisa dificilmente será lembrada ou falada, mostra a acessibilidade de uma forma que entendam que aquele que precisa tem o direito de ir e vir de qualquer lugar sem precisar de qualquer ajuda ou pegar atalhos para o seu caminho final. De acordo com o DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.Art. 2o Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico. (Brasília, 20 de dezembro de 1999; 178o da Independência e 111o da República.)
- ItemEconomia circular: conceitos e perspectivas na gestão pública(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-11-22) Lima, Igor Thomas da Silva e; Silveira, Luciana de Lima; Souza, Roseane Ferro de; Rossi, Fernando Luis; Feitosa, Wilian RamalhoO conceito de Economia Circular propõe uma mudança no modelo econômico atual para um modelo mais resiliente na qual reduz o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Esse modelo oferece oportunidade de crescimento econômico mais diversificado e inclusivo, tornando esses negócios mais inteligentes e sustentáveis. Entretanto, no atual cenário, com o crescimento populacional atrelado ao consumo excessivo e a escassez de recursos naturais, tornam-se necessárias ações que promovam alternativas de transformação, desde o ciclo produtivo até as iniciativas de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. O objetivo deste estudo é analisar políticas públicas voltadas à transição da economia linear para a economia circular com impactos menores para o meio ambiente. Além de também apresentar perspectivas de mudanças estruturais como alternativa para promover ajustes e mudanças sistêmicas que ajudem a desenvolver uma economia regenerativa. Este estudo torna-se relevante devido aos problemas atuais, desde os aspectos econômicos, até os sociais e ambientais que envolvem a sociedade como um todo. Diante do cenário atual, a Economia Circular é uma alternativa que contribui para redefinir a noção de crescimento econômico sustentável. Dessa forma, é possível observar os benefícios a longo prazo que a Economia Circular é capaz de proporcionar, garantindo um impacto econômico e social positivo e menor degradação do meio ambiente. Os métodos de pesquisa utilizados foram enquadramentos teóricos, de caráter exploratório e analítico em que foram abordados pontos relevantes nas discussões acerca do envolvimento do Poder Público como ator importante para a transição de uma economia mais sustentável. Ademais, foi apresentado também um estudo de caso, com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, baseada na revisão de documentos da Fundação Ellen MacArthur e de órgãos públicos, de modo que possa contribuir com um ambiente economicamente mais promissor e ecologicamente correto. Por fim, serão interpretadas formas de contribuir com maiores e melhores oportunidades econômicas e sociais no que compete às políticas de ações governamentais promovendo ajustes e mudanças sistêmicas que envolvam toda a cadeia produtiva de forma positiva e sustentável.