Navegando por Campus "GUARULHOS"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAPI para conversão retrospectiva de fichas catalográficas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-24) Cabral, Claudio Santos; Bortoletto, Rodrigo Campos; Saade, Joel Dias; Oliveira, Cleber Silva de; Lopes, Robson FerrreiraCom a evolução da ciência e tecnologia, os seres humanos passaram a adotar novas alternativas de resolver seus negócios cotidianos e profissionais, por exemplo, realizar compras online, pagar uma fatura pelo aplicativo, consultar saldo da conta bancária pela internet, atividades estas que nos séculos passados eram realizadas de modo manual, pessoas tinham que ir em lojas físicas e bancos para efetuar tais tarefas. A busca desenfreada pelas instituições privadas e públicas em inovar seus produtos, automatizar seus serviços, trazendo otimização e flexibilidade no seu fluxo de trabalho é consequência da concorrência e exigência do consumidor. Com isso, as instituições bibliotecárias também sentiram a necessidade de melhoria contínua no processo de catalogação usufruindo das tecnologias da informação atuais. Instituições bibliotecárias não disponibilizam a totalidade de conteúdo e riqueza de informação dos seus acervos nos catálogos online de acesso público, por limitações na compreensão e uso de recursos tecnológicos no compartilhamento cooperativo. Esta pesquisa aborda sobre o processo de conversão retrospectiva de fichas catalográficas para a migração dos catálogos online em detrimento dos catálogos bibliográficos impressos em fichas catalográficas. O trabalho apresenta um protótipo funcional que realiza a conversão de fichas catalográficas a partir do reconhecimento óptico dos caracteres das imagens das fichas e extração dos metadados selecionados para realizar a catalogação dos livros.
- ItemJogos para o ensino e a aprendizagem de frações(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-07) Oliveira, Márcio Antônio de; Mometti, Antonio Luis; Mometti, Antonio Luis; Martins, Cesar Ricardo Peon; Imafuku, Roberto SeidiEste trabalho tem por objetivo apresentar uma coletânea de jogos sobre frações como sugestão didática para as aulas de Matemática do Ensino Fundamental e discutir a importância do jogo como recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Para tal, optamos por uma pesquisa qualitativa bibliográfica, principalmente sobre pesquisas que trouxeram reflexões sobre a prática com jogo em sala de aula. A partir das análises do material pesquisado pudemos observar que o jogo, na maioria dos casos, quando bem planejados e orientados, pode auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades, estimulando a curiosidade, iniciativa e autoconfiança, a concentração, a socialização e a motivação; estimulando a construção de conceitos e o desenvolvimento de técnicas operatórias, notadamente sobre o objeto de conhecimento específico frações.
- ItemOs impactos da pandemia na aprendizagem matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-11) Magalhães, Crislayne Santana; Arbach, Nelson; Arbach, Nelson; Flores, Ana Paula Ximenes; Ribeiro, Rogério MarquesO objetivo deste estudo foi de analisar e compreender o impacto da pandemia na aprendizagem de matemática, em uma turma do 9º ano da rede pública de ensino. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com uma pequena amostra de alunos de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Essa pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira foi com perguntas pessoais de como foram os estudos e acompanhamento escolar no período de isolamento social, e a segunda parte foram exercícios matemáticos que foram vistos, ou que deveriam ter sido vistos, nos anos anteriores. Estimativas da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), indicam que a América Latina retrocedeu em pelo menos 8 anos durante a pandemia. É importante destacar que não somente os alunos sofreram com a pandemia, mas os professores e adaptação das escolas também. O abandono escolar aumentou alguns professores não tiveram bons recursos para ensinar, e as escolas e governo inicialmente demoraram a encontrar uma solução que “ligasse” os alunos com os professores. Também é importante ressaltar que a vida pós pandemia exigirá mais esforço de todos os lados. Os alunos precisam ter uma melhor rotina de estudos, os professores além do ensino de conteúdo precisam ter empatia e paciência devido a essa defasagem, e a escola precisa encontrar “caminhos” que estimulem o interesse de estudos para o aluno com o professor. E que o governo disponibilize um maior investimento na educação. Observamos que, os alunos em ambas as escolas ficaram com defasagem no ensino matemático, a defasagem no ensino impactou todos os alunos que participaram da pesquisa realizada. Muitos deles, talvez não verão algum conteúdo matemático que deveria ser aprendido, o que resulta no atraso no ensino na pesquisa realizada.