Navegando por Autor "Toledo, Ivanilde"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.