Navegando por Autor "Souza, Keller Batista de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInclusão de surdos na educação profissional e tecnológica por meio de vídeo instrucionalSouza, Keller Batista de
- ItemInclusão de surdos na educação profissional e tecnológica por meio de vídeo instrucional(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-05) Souza, Keller Batista de; Gouveia, Riama CoelhoA comunidade surda nos últimos anos tem travado uma luta pelo direito à oferta de uma educação que contemple suas necessidades linguísticas e culturais. Apesar das leis que garantem a inclusão linguística do aluno surdo em escolas inclusivas, na prática o aluno surdo sofre com a falta de recursos pedagógicos e preparação por parte das escolas em suas necessidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, teve como objetivo geral contribuir para a efetiva inclusão do aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica - EPT por meio de um vídeo instrucional. Para atingir o objetivo geral, o presente estudo teve como objetivo específico desenvolver um estudo de caso sobre os benefícios da produção de um vídeo de introdução à HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto") elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, e avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. No processo de pesquisa foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados a docentes da EPT e entrevista com alunos surdos; os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram a falta de adequação das instituições de ensino envolvidas na pesquisa para a recepção dos estudantes surdos, especialmente no que trata dos recursos didáticos destinados a esse público e, por outro lado, demonstraram que as técnicas visuoespaciais empregadas no vídeo favoreceram a inclusão do estudante surdo na educação profissional e tecnológica, contribuindo tanto para a aprendizagem dos conteúdos específicos quanto para o desenvolvimento de sua autonomia.