Navegando por Autor "Silva, Rita de Cassia Capraro da"
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- ItemDas ruas para as escolas: análise do Slam interescolar como instrumento de aprendizado, denúncia social e resistência nas escolas públicas da zona leste paulistana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Silva, Rita de Cassia Capraro da; Picosque, Tatiana Aparecida; Souza, Danilo Amorim de; Guirau, Marcelo CizaurreO presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o projeto Slam Interescolar, de que forma este atua como expressão social nas escolas públicas de São Paulo, especialmente na zona leste, e propicia a expressividade das crianças e adolescentes periféricos. É perceptível que a cultura marginal está ganhando força e visibilidade no meio acadêmico como objeto de estudo e sendo inserida socialmente, e, por meio dela, temos o slam como um de seus recortes, que ganha notoriedade e assume um local importante na dimensão político-social e expressão cultural periférica. Assim sendo, foi nosso intuito demonstrar o histórico do gênero slam e como chegou ao Brasil, sua influência enquanto cultura marginal brasileira, os impactos da sua manifestação com diversos recursos expressivos envoltos, seu conteúdo atrelado ao engajamento político-social e como tais questões estão influenciando e incentivando os jovens nas escolas públicas de São Paulo via o projeto Slam Interescolar. Para tal, foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica, sendo a principal fonte referente ao objetivo de estudo o livro que traz o projeto e o seu histórico, intitulado Slam Interescolar – SP: das ruas para as escolas, das escolas para as ruas, de Emerson Alcalde (2021). Ao realizar o entendimento do contexto e também a análise dos textos, conseguimos identificar que o projeto atua como forma de expressividade identitária dos jovens, motivação para a leitura e a escrita, impulsionador educacional, reconhecedor da cultura periférica e forma de incentivar a juventude quanto à expressividade pessoal, reforçando a importância da acessibilidade à cultura periférica dentro dos ambientes escolares.