Navegando por Autor "Silva, Marco Antônio"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDescoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA's(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-11-01) Silva, Marco Antônio; Santos, Marilde; Otsuka, Joice; Bueno, Renato; Rodrigues, Luciene; Valêncio, CarlosAtualmente muitos professores e aprendizes utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA’s) para auxiliar o processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento e popularização da internet e dos diversos dispositivos que a suportam, o interesse nos REA’s tem aumentado. Entretanto muitos professores ainda encontram dificuldades em sua adoção. As barreiras encontradas por estes podem ser tecnológicas, culturais ou econômicas. Iniciativas que ofereçam gratuitamente a possibilidade de autoria e adaptação de REA’s sem a necessidade de conhecimentos específicos na área de computação, possibilitando ainda seu reuso e compartilhamento, atuam para atenuar tais barreiras. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma abordagem para auxiliar o docente na criação de atividades com REA’s que, quando executados pelos alunos, geram o registro de suas experiências, base para a descoberta do estilo de aprendizagem para a posterior recomendação de outros REA’s adequados a tal estilo. Para isso, o trabalho apresenta, além da arquitetura da abordagem, um modelo de interpretação de experiência utilizando expectativa, assim como um cenário de uso e projeto lógico de uma instância da abordagem para prova de conceito.
- ItemFerramenta de recombinação de recursos educacionais abertos compatíveis com diferentes estilos de aprendizagem(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2018-11-26) Baptista, Matheus; Leal, Matheus; Silva, Marco Antônio; Carvalho, Lúcio Rodrigo; Polastri, Paulo CésarAtualmente existe uma preocupação dos educadores para que seus estudantes realmente aprendam sobre determinados assuntos. Com a popularização da internet, muitos repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) foram criados e cada vez mais os educadores estão se interessando por isso. Nesse sentido, foi desenvolvida uma ferramenta intitulada REALIF que utiliza diversas tecnologias, padrões e modelos de desenvolvimento. Com base no padrão de metadados IEEE-LOM e na utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA’s), foi possível desenvolver uma ferramenta capaz de compilar Recursos Educacionais Abertos (REA’s), a qual tem a responsabilidade de mensurar os mesmos através do Modelo de Estilos de Aprendizagem de Felder e Silverman. Dessa forma é possível que o educador saiba graficamente quais os Estilos de Aprendizagem (EDA’s) que seu conteúdo vai atingir, beneficiando também o aluno, que terá um conteúdo especialmente para ele para o auxílio do seu aprendizado.
- ItemSistema gerenciador de projetos de TCC(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-30) Silva, Rafael; Lobato, Daniel; Silva, Marco Antônio; Teixeira, MárcioO acompanhamento dos projetos de Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Catanduva, é feito de forma manual, incluindo o agendamento de reuniões semanais para que orientadores e orientandos tratem dos assuntos do Trabalho. Sendo essa comunicação demorada e trabalhosa, para sabermos o andamento de um projeto, temos que o consultar manualmente nos arquivos impressos. Este trabalho, implementa um sistema automatizado para acompanhar todas as fases da interação aluno/orientador afim de melhorar a condução dos projetos de trabalho de conclusão de curso, firmando um local seguro e de fácil acesso para consultar as informações pertinentes ao projeto no decorrer de seu desenvolvimento.