Navegando por Autor "Santos, Sidney dos"
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- ItemGeoprocessamento aplicado ao estudo e implantação de ciclovia no distrito de Vila Carrão, São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-20) Santos, Sidney dos; Garo Júnior, Wagner RobertoEste estudo visa propor um modelo para auxiliar na tomada de decisão da melhor localidade para se propor a implantação de uma ciclovia, assim como. analisar os critérios necessários à sua aceitação por parte dos ciclistas. Para isso, pretende-se demonstrar as aplicações de técnicas de geoprocessamento com ênfase no planejamento e mobilidade urbana. A região na qual ocorre o estudo situa-se no município de São Paulo, onde foram levantados os diversos fatores que influenciam a utilização das bicicletas, tendo como horizonte o ano de 2017, no qual foram disponibilizados novos dados da "Pesquisa Origem Destino" . O uso do geoprocessamento na pesquisa mostrou-se prático para a obtenção de dados e modelos, que possibilitaram a confecção de mapas temáticos, referentes aos deslocamentos, declividade e concentração de polos geradores, capazes de auxiliares os processos de tomadas de decisões assertivas na instalação de uma via ciclável, conectando e promovendo a intermodalidade. Como resultado, a pesquisa propiciou um modelo alternativo para contribuir em medidas mais assertivas quanto a localidade de uma ciclovia, levando em consideração estimular o uso mais amplo dessa modalidade de transporte.
- ItemMobilidade urbana e segregação socioespacial: análise da distribuição e do acesso aos transportes públicos no município de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Santos, Sidney dos; Alcântara, Danilo Marcondes deA presente monografia visa, por meio de pesquisa de natureza descritivo quantitativa, analisar a segregação socioespacial relacionada a disponibilização e acesso às infraestruturas de transportes no município de São Paulo. Foram realizados levantamentos bibliográficos com base em autores especializados com o tema, assim como consultas a bancos de dados censitários, de indicadores sociais e de quantitativo de viagens diárias efetuadas por modais de transporte da esfera pública e privada, consequentemente compilados em formato de tabelas e mapas. Com Isso, possibilitou-se examinar o modo como os projetos e propostas de implementação viária auxiliaram na estruturação do espaço urbano contemporâneo, onde o controle social se dá mediante tempo por parte das classes dominantes sobre os assalariados, em decorrência das grandes distâncias impostas entre as moradias e os locais de destino. Assim, concluiu-se que a população de maior renda, situada no quadrante sudoeste da metrópole, concentram consigo grande parte dos equipamentos e aparelhos públicos, bem como uma parcela considerável do viário existente com a finalidade de satisfazer suas necessidades e garantir seus privilégios, isolando-se dos demais cidadãos em pelas barreiras decorrentes das distâncias e dos longos deslocamentos diários impostos à classe trabalhadora.