Navegando por Autor "Sanches, Marina Matera"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducomunicação socioambiental: uma proposta de curso aberto, online e massivo (MOOC) para professores de ciências da natureza(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-10-26) Sanches, Marina Matera; Matsumoto, Márcio YujiA questão socioambiental tem se mostrado cada vez mais presente na sociedade contemporânea, onde há uma forte tendência à aquisição de bens de consumo que levam ao esgotamento dos recursos naturais, gerando desastres ambientais e aumentando a produção de resíduos que contribuem para o aprofundamento das desigualdades sociais. Envolver a comunidade escolar e promover práticas pedagógicas centradas no protagonismo e empoderamento dos estudantes, de forma que possam atuar como cidadãos transformadores de sua realidade, são desafios para os professores da educação básica. Pensando nisso, eles podem desenvolver projetos de educação socioambiental e estimular a produção de produtos educomunicativos com os estudantes, com foco no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com o objetivo de desenvolver um MOOC com a temática Educomunicação Socioambiental, a partir de ferramentas de Design Instrucional voltado para a formação continuada dos professores de Ciências da Natureza, foi elaborado como produto educacional um curso aberto, online e massivo (MOOC), denominado “Educação Ambiental: reflexões e práticas educomunicativas”, com carga horária de 40 horas, para profissionais da educação básica com formação na área de Ciências da Natureza, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o planejamento do curso foi utilizada a ferramenta de design instrucional Mapa de Atividades. Os conteúdos foram elaborados a partir de um processo de curadoria, sendo posteriormente ambientados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Canvas LMS, onde os professores tiveram acesso a textos, vídeos, videoaulas, hiperlinks, entre outros tipos de mídia de forma autoinstrucional, sem a presença de mediadores ou tutores, realizando atividades avaliativas com autocorreção. Ao final do MOOC, a partir de um questionário semiestruturado, foi possível verificar a opinião dos participantes. Os dados coletados foram organizados e interpretados com base em análises estatísticas univariadas e evidenciou-se um resultado positivo em relação à satisfação com o MOOC na formação continuada dos professores participantes.