Navegando por Autor "Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha"
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- ItemA importância da representatividade lésbica no teatro: desconstruindo estereótipos e rompendo com o apagamento histórico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-08-07) Laranjeira, Beatriz Torres; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem como objetivo abordar a importância da representatividade lésbica no teatro como uma ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e combater o apagamento histórico das mulheres lésbicas ao longo dos séculos. A pesquisa busca compreender conceitos relacionados à historicidade, identidade e representatividade lésbica nas artes, com ênfase nas artes cênicas. A metodologia empregada é de cunho teórico, com base em levantamento bibliográfico que inclui autores fundamentais e peças teatrais relevantes para a temática. Ao analisar as peças selecionadas para a pesquisa, juntamente com os conceitos explorados sobre o tema, percebemos que a cultura ocidental, marcada por uma visão binária e heteronormativa, marginalizou outras orientações sexuais, como o lesbianismo. O teatro lésbico desempenha um papel crucial ao apresentar representações autênticas das vivências lésbicas, humanizando essas mulheres e desafiando a visão estigmatizada da sexualidade feminina. Portanto, a representatividade lésbica no teatro emerge como um ato de resistência e empoderamento, permitindo que essas mulheres tenham voz e visibilidade perante a sociedade.
- ItemCaminhos para o abandono escolar: uma análise das dinâmicas de aproximação e distanciamento com relação à escola em uma periferia na cidade de São Paulo(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-08) Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Augusto, Maria Helena Oliva; Corrochano, Maria Carla; Oliveira, Régia Cristina; Tomizaki, Kimi AparecidaEsse trabalho investigou os sentidos que os jovens pesquisados atribuíam às suas experiências de abandono, faltas, permanência e retornos à escola, buscando dinâmicas recorrentemente associadas aos contextos de distanciamentos, mas também de aproximações com a instituição, por meio de uma pesquisa predominantemente qualitativa que envolveu indivíduos que residiam no distrito de Pirituba, na zona noroeste da cidade de São Paulo. Dessa forma, tentou compreender diferentes tipos de experiências escolares, entre as quais: situações em que o jovem havia abandonado a instituição e permanecia fora dela; outras em que, após um período de abandono, havia retomado os estudos; circunstâncias em que havia cogitado a evasão, porém, sem consolidar esse plano e; por fim, trajetórias mais regulares, em que o abandono nunca foi ideado ou concretizado. De um ponto de vista teórico, a investigação se apoiou, principalmente, nos conceitos de experiência social (DUBET, 2006) e de experiência escolar (DUBET; MARTUCCELLI, 1998), evidenciando a ideia de experiência não simplesmente enquanto vivência, mas como a atividade cognitiva de dar sentido para aquilo que é vivenciado (inclusive ao processo de escolarização). Com o objetivo de acessar conjunturas heterogêneas de escolarização, a pesquisa abarcou, empiricamente, três colégios estaduais e um federal, localizados em Pirituba, além de indivíduos em situação de evasão escolar. Os procedimentos de pesquisa corresponderam à aplicação de um questionário objetivo nas escolas no ano de 2019, seguido de entrevistas em profundidade com os jovens selecionados a partir desse instrumento e com aqueles que estavam desvinculados das instituições, mas foram acessados indiretamente, além de entrevistas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos. Como resultado, foi possível, em primeiro lugar, observar grande ambiguidade nas ideias de abandono e de evasão escolar, muitas vezes indistintas, do ponto de vista dos jovens, de reprovações por faltas e, portanto, avaliadas como rupturas menos bruscas, o que sugere que a questão seja pensada mais em termos de dinâmicas de aproximação e afastamento do que de abandono e/ou evasão. A partir desse ponto de vista, foi possível destacar sete tipos de movimentos de distanciamento, a saber: certas lógicas vinculadas à decisão por trabalhar; vivências de sofrimento psicológico; experiências de bullying e de isolamento; estabelecimento de uma desconfiança mais pronunciada com relação à escola; aposta no empreendedorismo como caminho alternativo para a realização socioeconômica; sensação de que não se aprende com a instituição e; a perda ou ausência de uma pessoa relevante para o processo de escolarização (sendo esta última inspirada, principalmente, na releitura que Bernard Lahire (2008) realizou a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu (2014). Além disso, outro achado de pesquisa importante, compatível com a literatura mobilizada (MARTUCCELLI, 2007a, 2007b; DUBET, 1994, 2006; SENNET, 2012; EHRENBERG, 2010) foi a tendência à auto responsabilização pelos jovens com relação aos infortúnios que lhes ocorriam, não apenas no que toca ao fracasso escolar, mas a vários aspectos de suas vidas, o que pareceu, quase sempre, contribuir para o afastamento com relação aos estudos. Por fim, a pesquisa identificou também alguns elementos associados ao engajamento com a instituição, bem como duas formas de atribuição de significado positivo para ela: uma primeira, mais comum, em que a escola carrega um valor moral muito forte, sem que isto seja percebido ou racionalizado pelo jovem e, um segundo, menos frequente, mas mais eficaz, em que é criada uma interpretação pessoal e familiar contrária ao ingresso precoce no mercado de trabalho, abarcando a construção de um autoimagem positiva e a disposição para estabelecer planos realistas e bem desenvolvidos para o futuro que incluam a escola, mesmo que haja uma dimensão de crítica à instituição.
- ItemControle social e participação social no âmbito das políticas públicas: de suas contribuições para a democracia e dos seus desafios no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Souza, Pedro Ribeiro de; Picosque, Tatiana Aparecida; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello CunhaA existência e a promoção dos mecanismos de controle social e de participação social são importantes para que políticas públicas atendam de fato as demandas populares em torno de seus direitos. E como forma de estudar estes mecanismos, o presente trabalho consiste na realização de uma análise bibliográfica sobre o controle social e a participação social em políticas públicas com o intuito de compreender a sua importância para a democracia e os seus desafios no Brasil. Sendo assim, esta pesquisa se inicia com uma análise sobre a relação dos mecanismos de controle social e de participação social com a democracia, seguida de uma análise histórica sobre o funcionamento dos mecanismos de controle social e de participação social no âmbito das políticas públicas no Brasil desde o ano de 1988 e, por fim, mapeando os desafios ainda existentes para o aprimoramento e a consolidação destes mecanismos no Brasil. Nas considerações finais da pesquisa, constataram-se a necessidade de criação e do desenvolvimento de novos mecanismos entre os três poderes do Estado brasileiro, a urgência da educação política e midiática da população e, enfim, o fato de que o controle social e a participação social em políticas públicas são essenciais ao regime democrático.
- ItemUma análise da produção teórica sobre trabalho infantil em periódicos do campo de serviço social brasileiro(IFSP, 2023-08-11) Lima, Tereza Cristina Sousa de; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Castro, Moacir Silva deEste trabalho buscou analisar a abordagem da temática do trabalho infantil nas produções acadêmicas da área de Serviço Social. Para isto, foi realizado um levantamento das revistas do campo, publicadas entre 2010 e 2020 e classificadas como Qualis A1, o mais alto índice segundo o indicador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nivel Superior (CAPES). Observou-se que, ainda que parte destas publicações problematizem as questões estruturais relacionadas a essa forma de violação de direitos, há uma escassez de produção acadêmica sobre o tema. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de ampliar o debate e o enfoque nas pesquisas sobre trabalho infantil no âmbito do Serviço Social. A temática do trabalho infantil é de extrema importância para a prática profissional do serviço social, e a sua abordagem nas pesquisas pode fornecer subsídios valiosos para ações de defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, exigindo maior atenção e aprofundamento em futuras investigações.