Navegando por Autor "Rodrigues, Luciene Cavalcanti"
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- ItemDesenvolvimento de assistente virtual como recurso de acessibilidade ao computador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Araújo, Heitor Gonçalves Mateus; Rodrigues, Luciene Cavalcanti; Rodrigues, Luciene CavalcantiA tecnologia vem causando um grande impacto na inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais na sociedade, auxiliando-os em diversas situações. Atualmente já existem ferramentas que utilizam tecnologias de reconhecimento e síntese de voz e conseguem contornar obstáculos impostos por deficiências ou limitações visuais substituindo a forma de interação convencional entre usuário e máquina. Assistentes Virtuais (AV) são Interfaces de Usuário de Voz (IUV) que interagem com seus usuários através da fala. Esse tipo de tecnologia pode se tornar um excelente recurso de acessibilidade ao computador por utilizar uma forma de interação que não necessita de sentido visual ou tátil. Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um AV que atue como recurso de acessibilidade ao computador, mesmo que seja disponibilizando recursos simples. Ao decorrer do trabalho, tais objetivos iniciais foram concluídos através de APIs de reconhecimento de texto, síntese de voz e aprendizado de máquina.
- ItemPerspectiva da educação tecnológica no ensino fundamental: estudo de caso no ensino de robótica no 9º ano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Andrade, Breno Tiano de; Gonçalves, Matheus Gabriel; Rodrigues, Luciene CavalcantiEmbora os últimos anos tenham presenciado avanços significativos quanto à divulgação e reconhecimento da importância da linguagem de programação para diferentes campos do saber, no Brasil, esse universo ainda se mostra restrito a públicos específicos. A ideia de complexidade muitas vezes associada à área da programação talvez explique a quase exclusividade da prática a especialistas, na maioria das vezes, poucos para a demanda. Criar um método de estudo simplificado e interativo é essencial para que para que crianças e jovens comecem a programar. Pesquisas recentes (Canal do Educador) indicam que o uso de computadores na educação beneficia sobremaneira o processo ensino aprendizagem, na medida em que promovem mudanças no paradigma pedagógico. Seguindo essa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é proporcionar práticas educacionais via linguagem de programação a estudantes do ensino fundamental, utilizando para isso uma plataforma de prototipagem. A aplicabilidade dessa tecnologia no ensino de conceitos iniciais tem sido amplamente investigada, no entanto, observa- se certa carência de estudos que avaliem esse instrumento na aprendizagem de conceitos intermediários, ou seja, posteriores aos tópicos introdutórios de programação. Este trabalho buscará analisar a influência do ensino de robótica com Arduino, quando utilizado para resolução de exercícios práticos de programação, em aprendizagens que envolvam raciocínio lógico e interpretação de textos. Para tanto, serão realizadas avaliações diagnósticas para análise quantitativa e qualitativa a respeito da aquisição de conhecimentos e motivação dos estudantes.