Navegando por Autor "Rodas, Cecilio Merlotti"
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- ItemDesenvolvimento de aplicativo no âmbito de centros de zoonoses: um estudo a partir do centro de zoonoses da cidade de Fernandópolis (SP)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Silveira, Felipe Batista; Rodas, Cecilio Merlotti; Rodas, Cecilio MerlottiEsse projeto tem como finalidade o desenvolvimento de um aplicativo mobile para o centro de Zoonoses, com pesquisas feitas na cidade de Fernandópolis, munícipio localizado no interior do estado de São Paulo que conta com aproximadamente setenta mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para a realização da proposta foi realizada uma análise prévia do funcionamento e principais atividades do Centro de Zoonoses para a população além de um levantamento de requisitos para a elaboração do sistema, essa análise foi realizada no próprio estabelecimento. A partir da visita foram levantadas questões importantes, como a dificuldade que estão tendo para realizar a adoção dos animais que já estão lá, atualmente (2022) há cerca de 70 animais, dentre eles cães e gatos. A média de entrada é de dez a quinze animais por mês, enquanto a de saída ocorre entre três e sete animais, a partir desses dados é possível prever uma futura lotação no centro. Apoiado a esse fato se vê a necessidade de uma inovação para a realização das adoções, e um aplicativo pode ser de grande auxílio nesse quesito. Outra funcionalidade base no funcionamento do centro de Zoonoses é o serviço de castração de animais.
- ItemInteração entre crianças e inteligência artificial: um estudo a partir de testes com a alexa(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Ozaki Junior, Roberto Akira; Rodas, Cecilio Merlotti; Rodas, Cecilio MerlottiA inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que estuda o pensamento computacional, possibilitando que uma máquina possa pensar, formular hipóteses, resolver problemas semelhante a um ser humano. Essa tecnologia foi desenvolvida com base no cérebro humano, Deep Learning, composta por neurônios que são interligados entre si, formando uma rede neural artificial. Essa rede recebe um grande fluxo de dados, e a partir deles ela começa a identificar padrões e a tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. Assim como o processo de desenvolvimento humano, a criança, desde sua formação no ventre, começa a buscar a aprender, por meio dos estímulos externos, como o mundo funciona. E, na busca por entender o princípio do conhecimento, Jean Piaget desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, explicando em que cada fase da vida é possível aprender algo novo, estruturando sua teoria partindo do nascimento até o final da vida. Este trabalho tem como objetivo incentivar e monitorar os alunos a interagirem com a inteligência artificial, para que se possa identificar quais foram os desafios encontrados por crianças ao lidarem com a inteligência artificial. A interação durou cerca cinco minutos, individualmente, para que não sofressem influência, e foi todo o tempo acompanhada para que não houvesse uma interação mal intencionada e para que caso a criança precisasse de ajuda, o pesquisador estaria ali para auxiliar. Após a interação, a criança respondeu o questionário contendo 12 questões, sobre a interação da criança e seu conhecimento prévio sobre inteligência artificial.