Navegando por Autor "Rissi, Viviane Renata Ventura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCompetência em informação na Educação Profissional: uma análise nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFSP-Câmpus Birigui(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2022-12-10) Rissi, Viviane Renata Ventura; Coronel, Ani Caroline RomeroTomando como parâmetro a educação profissional de nível médio e sua finalidade em preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do domínio de técnicas e procedimentos; a presente pesquisa, objetivando estudar as diferentes situações de aprendizagem exigida pela Sociedade da Informação, buscou evidenciar o nível de conhecimento e habilidades informacionais presentes na prática discente dos alunos matriculados no ensino médio integrado do IFSP – Câmpus Birigui. Demonstrando a necessidade de se desenvolver, ainda na escola, ações que possam contribuir para a efetivação e ampliação do desenvolvimento de tais competências no processo formativo do aluno, seja socialmente, quanto profissionalmente; foram analisadas as metodologias e procedimentos adotados pelos alunos na construção de trabalhos escolares, identificando por meio da prática discente o comportamento, as dificuldades e as lacunas de conhecimento apresentadas pelos mesmos. Logo, pela interpretação dos resultados, verifica-se que apesar dos alunos do ensino médio integrado possuírem conhecimento e habilidades informacionais em determinadas áreas, ainda encontram dificuldades em utilizar os recursos e as estratégias disponíveis, o que indiretamente influencia na resolução de problemas em situações cotidianas, muitas vezes provocada pela desinformação ou até mesmo pelo excesso de informação. Para finalizar, reforçando o compromisso da educação em proporcionar ao estudante uma aprendizagem autônoma, a pesquisa sugere por meio de ações educativas, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária; a inserção no currículo escolar de um programa educativo direcionado ao desenvolvimento da competência em informação.