Navegando por Autor "Palomo, Vanessa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO currículo oficial da educação básica do estado de São Paulo: determinantes para o ensino da Geografia Ambiental(Universidade Estadual Paulista -- UNESP, 2016-02-22) Palomo, Vanessa; Nunes, João; João; Hespanhol, Rosângela; Leite, Yoshie; Straforini, RafaelA presente pesquisa tem como essência apresentar uma preocupação com a atual proposição curricular oficial do Estado de São Paulo e seus desdobramentos no trabalho docente, no que se refere, sobretudo, ao Ensino da Geografia Ambiental. Os citados desdobramentos partem de considerações históricas sobre o currículo, que remetem a variadas escalas geográficas e suas inter-relações. A definição de propostas curriculares é um fenômeno crescente e está na pauta de discussão de variados setores sociais em escala mundial, fundamentando a importância da questão para a formação intelectual/crítica do ser social. Nesse sentido, a pesquisa utiliza a categoria de estudo do trabalho para compreender a recepção – pelo professor – da proposta curricular do Estado de São Paulo, que leva à reflexão sobre seu papel enquanto professor de Geografia, evidenciando o ensino na perspectiva ambiental. Os dados da pesquisa foram levantados com professores de Geografia das Diretorias de Ensino de Araçatuba-SP e Birigui-SP, que apontaram aspectos de suas realidades, o que permitiu compreender o desencadeamento de políticas curriculares padronizantes na escola.