Navegando por Autor "Moreira, Valter Abreu"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma investigação da viabilidade do uso da plataforma Khan Academy para reforço de matemática durante as aulas de física(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018) Moreira, Valter Abreu; Corrallo, Marcio Vinicius; Killner, Gustavo IsaacEsta pesquisa teve como proposta investigar a viabilidade da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Khan Academy) como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial. Partindo da ideia de que o aprendizado pode acontecer em todo lugar, propomos aos alunos o uso de uma ferramenta que possa ajudar no aprendizado de Matemática e Física. Dessa forma, o local de aprendizado ultrapassaria os ambientes comumente estabelecidos, havendo, portanto, uma ampliação dos espaços de aprendizagem. O objetivo foi estudar se o uso de uma tecnologia digital (videoaula), previamente sugerida pelo professor, é capaz de proporcionar maior aprendizado de algumas operações matemáticas e, consequentemente, melhoria no aprendizado da Física. Nesse sentido, uma opção de uso do computador como ferramenta de apoio ao ensino é a ?Plataforma de Aprendizagem Adaptativa?, que também é considerada um ambiente virtual, e adaptativa porque possui um recurso capaz de identificar qual a necessidade do usuário, indicando caminhos para a resolução de exercícios e retomando tópicos com defasagem, se adequando de forma personalizada para atingir o objetivo, neste caso, a aprendizagem de técnicas de resolução de equação do 1º grau. Nesta pesquisa optamos pela Plataforma Khan Academy por ser de acesso gratuito, com versão em português e permitir o acompanhamento pelo professor das atividades realizadas pelos alunos. A metodologia consistiu na utilização da Plataforma de aprendizagem pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, como apoio aos conteúdos trabalhados em sala de aula em Física e como uma ferramenta de revisão de conteúdos de Matemática. Aplicou-se pré-teste e pós?teste de ambas disciplinas e questionário. Os resultados foram satisfatórios em termos de motivação e houve melhora nos testes de Matemática após o uso da Plataforma. A avaliação de Física também demonstrou melhora entre aqueles que utilizaram a Plataforma. Cabe mencionar que os alunos avaliaram positivamente o uso da tecnologia Khan Academy em todos os aspectos analisados. Finalmente, merece destaque a interação ocorrida entre os alunos com as atividades realizadas na Plataforma de Aprendizagem e o diálogo constante entre professor e alunos acerca da utilização da Plataforma e sua gamificação