Navegando por Autor "Montanher, Renato Cristiano"
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- ItemDOOK: Aplicativo de doação de livros(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-04) Malafaia, Luis Henrique de Oliveira; Oliveira, Rayara dos Santos; Nunes, Victor Alves; Zadi, Igor Calebe; Basile, Felipe Rodrigues Martinez; Montanher, Renato CristianoO presente trabalho tem como objetivo a entrega de um aplicativo móvel nomeado Dook, que busca intermediar a doação de livros entre dois usuários. O grupo apresentará a modelagem do sistema e as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento, além disso será apresentado um protótipo da aplicação a fim de fornecer uma prévia do design. Com a intenção de investigar o mercado que o Dook será inserido, a equipe realizou diversas pesquisas para encontrar possíveis concorrentes e outros softwares inseridos no mesmo universo, analisando seus pontos fortes e fracos. Por fim, será apresentada a primeira versão desenvolvida e testada de forma quantitativa e qualitativa para que seja feita a validação dos requisitos do aplicativo.
- ItemEstudo sobre o uso de jogos para o ensino de língua estrangeira baseados na teoria do pensamento complexo(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2021-05-21) Montanher, Renato Cristiano; Monteiro, Ana MariaA gamificação é utilizada como uma metodologia ativa para o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, associando objetivos didáticos ao uso de tecnologia da informação e comunicação para potencializar o ambiente de ensino. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar, sob aspectos de motivação, experiência de usuário e percepção de aprendizagem, o uso de jogos para o ensino de língua inglesa utilizando uma abordagem que utiliza conceitos do Pensamento Complexo. Com esse propósito, foi estruturado um jogo a partir de elementos gamificados associados a missões, de modo que o aluno à medida que evolui na roteirização do jogo, interage com aspectos gramaticais e sintáticos de língua inglesa, com recursos audiovisuais, e a caracterização de ambiente lúdico de treinamento, guiado por conceitos do Pensamento Complexo. Para validar o trabalho, foi feito um experimento que utilizou uma adaptação de um modelo específico para jogos digitais que avalia a motivação, a experiencia e a percepção de aprendizagem dos usuários.
- ItemLearning LGPDev: ferramenta chatbot para e-learning sobre LGPD em ambiente corporativo tecnológico brasileiro(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-19) Neves, Rafael Barbosa; Oliveira, Larissa Da Silva; Silva, Matheus Yuiti Nakano; Montanher, Renato Cristiano; Zadi, Igor Calebe; Amate, Flavio CezarÓrgãos e entidades de administração pública e privada precisam desenvolver sistemas considerando boas práticas para o cumprimento da LGPD quando lidam com dados de pessoas físicas e jurídicas em ambientes cibernéticos. Por isso, nosso projeto tem por objetivo entregar uma ferramenta de software para o e-learning de boas práticas de LGPD para desenvolvedores, destacando os seguintes objetivos: Compreender boas práticas de implementação da LGPD baseadas em privacy by design, o ciclo de vida das informações em cybersecurity, e-learning e tecnologias como Dialogflow, Node JS, React, .NET Core, SQL Server e Microsoft Azure; Portanto, a ferramenta computacional poderá contribuir como uma tecnologia passível de uso ao ensino e conscientização sobre a aplicabilidade da LGPD de forma prática, fácil e acessível.