Navegando por Autor "Merlucci, Clístines Mariano Daniel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo multiculturalista no ensino de física através da astronomia cultural: concepções dos professores de física e potencialidades(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-12) Merlucci, Clístines Mariano Daniel; Killner, Gustavo IsaacAo longo do século XX, inúmeras mudanças sociais foram estabelecidas. Fruto das Grandes Guerras, este é o século em que a intensificação do globalismo colocou o mundo sob a codependencia das relações de trabalho e as consequentes interações culturais entre os povos. É neste cenário que, durante a segunda metade do século, o movimento pós-moderno trouxe à tona o debate sobre as relações multiculturalistas até então ocultadas pela ótica da história única eurocêntrica. Influenciado por este movimento, este trabalho lançará um olhar para as questões multiculturalistas que dizem respeito ao currículo de Física sob a perspectiva crítica, dando à Lei 11.645/08 uma posição de destaque uma vez que esta propõe o ensino das culturas dos povos indígenas e negros no ensino de todas as disciplinas escolares. Em busca de responder a questão de pesquisa “Qual a visão do professor de Física sobre a aplicabilidade e a responsabilidade da sua disciplina em relação à lei 11.645/08?”, esta pesquisa se propõe a identificar o conhecimento que os professores de Física tem sobre a aplicação da referida lei e qual a sua opinião sobre a viabilidade de sua aplicação. Para tal, discute-se os conceitos que definem e diferenciam as teorias curriculares, para assim correlacionar as perspectivas teóricas com as tendências do currículo de Física. Paralelamente a isto, discute-se os vários modelos de multiculturalismo possíveis a serem aplicados ao ensino e apresenta-se a Astronomia Cultural como um campo de conhecimento da Astronomia e da Física, que possibilitaria o cumprimento a referida lei seguindo uma perspectiva multicultural crítica. Ao longo do caminho metodológico, utilizando um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, averiguou-se as concepções que um grupo de professores de Física tem sobre a correspondência da Lei e o ensino de Física, numa tentativa de identificar se o grupo de professores pesquisados concordam ou não com a utilização na sua prática para atividades interculturais, além das dificuldades que podem inviabilizar o cumprimento da lei. Ao final da pesquisa foi possível reconhecer que a maioria dos professores conhece a lei, pensa que seria interessante sua aplicação, mas se sentem inseguros de fazê-lo devido a fragilidades em sua formação inicial. A partir das dificuldades levantadas ao longo da pesquisa, apresenta-se como Produto Educacional um curso de formação de professores sobre Astronomia Cultural, que se propõe a dar um suporte teórico e prático ao professor interessado em levar o debate interculturalista proposto pela Lei para sua prática escolar.