Navegando por Autor "Mendes, Mirela"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada em matemática de professores do Ensino Fundamental I(2016) Mendes, MirelaVárias modalidades de formação continuada têm sido vivenciadas pelos professores, entretanto existe espaço no campo da pesquisa para uma análise de como essas modalidades de formação têm chegado aos professores e qual sua efetiva contribuição para o desenvolvimento profissional deles. Assim, nesta pesquisa de mestrado escolheu-se explorar a modalidade de formação aula compartilhada, em Educação Matemática, do professor de Ensino Fundamental I, buscando responder à seguinte questão: quais as possibilidades e os limites da aula compartilhada como modalidade de formação continuada em Matemática? Essa pesquisa tem como objetivos: 1.Analisar o avanço dos professores na elaboração do seu planejamento de Matemática; 2. Verificar as mudanças nas crenças desses profissionais quanto ao ensino dessa disciplina; 3. Identificar possíveis desafios à concretização da proposta (limites). Do ponto de vista metodológico, optou-se pela realização de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como formadora da modalidade pesquisada. Para coleta de dados, recorreu-se à realização de entrevista, questionário, registros do processo da formação e análise de planejamentos elaborados pelos professores participantes da pesquisa, antes e após a vivência da formação, investigando possíveis mudanças na ação dos docentes participantes da pesquisa (três), que teve como lócus uma escola estadual localizada em uma Comunidade, em São Paulo. .A intenção foi analisar qualitativamente a contribuição da modalidade aula compartilhada para a formação contínua do professor de Ensino Fundamental I em Matemática, em uma escola pública. Como referencial teórico para a análise dos dados coletados, utilizaram-se as tendências em Educação Matemática descritas por Fiorentini (1995); os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Bicudo (1999). Buscou-se, ao investigar essa modalidade de formação, encontrar algumas possibilidades de intervenção junto aos professores rumo à melhoria da qualidade do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I