Navegando por Autor "Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas pedagógicas: tendências à luz dos estilos de aprendizagem(Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2022-03-16) Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros , Daniela Melaré Vieira; Vercelli, Lígia de Carvalho Abões; Gitahy, Raquel Rosan Christino; Fusaro, Márcia do Carmo Felismino; Batista, Ana Maria Haddad; Higuchi, Agnaldo KeitiEsta pesquisa se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Nove de Julho, especificamente, na linha de pesquisa em Educação Popular e Cultura. As indagações que orientaram a pesquisa foram: Os estilos de aprendizagem dos professores são reproduzidos nos seus estilos de ensino, implicando no planejamento e desenvolvimento da sua prática pedagógica? Os professores reconhecem a importância de identificarem os estilos de aprendizagem dos seus alunos visando ao desenvolvimento de planejamento mais articulado com a realidade na qual atuam? Os professores reconhecem que os alunos possuem estilos de aprendizagem diferentes e que olhar para esse aspecto pode quebrar barreiras, facilitando o processo de ensino e de aprendizagem? Como os professores sistematizam os estilos de aprendizagem dos alunos para subsidiar o planejamento de suas práticas pedagógicas? Diante desses questionamentos, o objetivo geral desta investigação foi analisar a viabilidade de aplicação dos estilos de aprendizagem para fundamentar as práticas pedagógicas em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de São Paulo, câmpus situado no interior do estado. Como objetivos específicos, delineou-se: identificar nos documentos oficiais e institucionais – Projeto Político-Pedagógico Institucional, Organização Didática, Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – evidências de diretrizes referentes aos elementos: estilos de aprendizagem, estilos de ensino, estratégias de ensino e estratégias de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas; analisar como as evidências dos elementos compreendidos no processo de ensino e de aprendizagem que subsidiam as práticas pedagógicas colaboram para a aprendizagem. A abordagem adotada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: Projeto Político-Pedagógico Institucional, Organização Didática, Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem; Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino e entrevista semiestruturada on-line. Para organização e análise dos dados, pautou-se na estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo, fundamentados na teoria dos estilos de aprendizagem. O universo da pesquisa contou com a participação de treze professores e vinte e dois alunos que cursaram o terceiro e último ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os principais resultados evidenciam que os estilos de aprendizagem dos professores, juntamente com a experiência pessoal e profissional, influenciam nos estilos de ensino, sendo o guia da prática pedagógica. Os professores utilizam diferentes estratégias de ensino, reconhecem que os alunos usam diversas estratégias de aprendizagem, mas não conseguem articular a potencialidade destes elementos, de modo a quebrar barreiras que impedem a aprendizagem. Sendo assim, os professores não sistematizam os estilos de aprendizagem dos alunos para pautar ou subsidiar as práticas pedagógicas devido à dificuldade de planejar e desenvolver pedagogicamente as estratégias de ensino e de lidar com a heterogeneidade nas preferências de aprendizagem. Por fim, é urgente a necessidade de mais estudos e pesquisas que explorem as correlações entre os estilos e estratégias de ensino e de aprendizagem para fundamentar práticas pedagógicas menos excludentes e mais personalizadas.