Navegando por Autor "Homem, Thiago Pedro Donadon"
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- ItemAdote: Análise de perfil para a guarda responsável de animais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-20) Silva, Yasmin Xavier da; Xavier, Rogério Aparecido Campanari; Homem, Thiago Pedro Donadon; Teixeira, Fabio OliveiraO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo, que visa a utilização da análise de perfis para que as adoções de animais sejam realizadas de forma responsável. Para identificar os principais problemas enfrentados pelas ONGs com o abandono de animais, foi aplicado um questionário que permitisse definir quais as principais motivações para a ocorrência do abandono, e quais são as estratégias utilizadas para a escolha da pessoa que adotará o animal. A partir desta análise, foi possível identificar quais são os pontos que precisam de maior atenção ao aplicar o questionário com possíveis adotantes. Ao estabelecer a importância de cada pergunta que compõe o questionário, foram atribuídos pontos a cada uma das opções de resposta para contabilizar a compatibilidade entre animal e adotante, facilitando a escolha da ONG. Ademais, também foram estabelecidos critérios para ordenar a listagem de animais com base nas respostas obtidas no questionário, a fim de dar prioridade aos animais que mais se assemelham ao perfil do usuário.
- ItemAplicativo móvel para compras no atacado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-12-04) Silva, Bruno Alexandre Paulino da; Rosario Junior, Lourival Menezes do; Homem, Thiago Pedro Donadon; Oliveira, Francisco Cesar; Godoy, Sergio AugustoDevido às consequências da pandemia causada pelo vírus COVID -19, chegando no Brasil no ano de 2020, o nível de emprego e renda dos brasileiros teve uma queda abrupta, ao mesmo tempo em que a inflação iniciou uma subida aguda, afetando particularmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto proposto tem como objetivo desenvolver um software que permita aos usuários demonstrarem o interesse na compra de determinado produto e encontrar outras pessoas com o mesmo interesse, para que juntos, possam realizar compras em grupo no mercado de atacado, rateando os custos e obtendo maiores descontos. O software foi desenvolvido na linguagem de programação C# e o framework de desenvolvimento Xamarin Forms foi utilizado para tornar o software compatível com diferentes dispositivos móveis e versões do sistema operacional Android. Também foi utilizado o serviço de banco de dados não-relacional em nuvem Realtime Database, disponibilizado pelo Firebase, utilizado para o armazenamento dos dados do aplicativo e proporcionando ganhos de desempenho. O aplicativo desenvolvido mostrou-se uma ferramenta viável, capaz de conectar interessados em comprar os mesmos produtos no mercado atacadista.
- ItemDetecção de aglomerações utilizando o reconhecimento de objetos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-20) Baldi, Camila Vitória Leite; Machado, Debora Michelle; Moraes, Guilherme dos Santos; Homem, Thiago Pedro Donadon; Bagé, Idalise Bernardo; Xavier, Rogério Aparecido CampanariEste trabalho se baseia no desenvolvimento de uma aplicação local, capaz de realizar o monitoramento, de maneira autônoma, da concentração de pessoas no ambiente utilizando algoritmos de visão computacional e inteligência artificial, gerando gráficos dos locais que apresentaram ocorrências de desrespeito do distanciamento social. Desta forma, tem-se armazenado uma base de informação que auxilia os responsáveis no planejamento de medidas de prevenção que impeçam eventos de aglomeração. Utilizando-se de tecnologias como o Git para o versionamento de código distribuído entre todos os desenvolvedores, a programação foi feita toda em Python, pela necessidade da integração com sistemas já existentes, acessibilidade e ampla biblioteca disponível. O MongoDB foi utilizado para se fazer o armazenamento das informações geradas pela aplicação, por ser um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) relacional de licença gratuita. Os resultados mostram que a aplicação foi capaz de identificar pessoas e aglomerações, tornando-se uma ferramenta no auxílio à proliferação do vírus causador da COVID-19.
- ItemMercado acionário e sua influência nos usuários do Twitter durante o período de pandemia de 2020(IFSP, 2021-01-20) Costa, Beatriz Gomes; Bonatti, Bruno Bica; Silva, Rodrigo Hikaro Inoue da; Homem, Thiago Pedro Donadon; Bagé, Idalise Bernardo; Xavier, Rogério Aparecido CampanariDiante do cenário pandêmico de 2020, este trabalho tem como objetivo verificar se existe uma relação entre os sentimentos expressos pelos usuários do twitter com o mercado acionário, americano e brasileiro. Para isso, foi utilizado tecnologias como: Web scraping, análise de sentimentos, linguagem python, análise de dados, YFinances e datasets. Após as análises realizadas, foi possível concluir que, apesar de a movimentação da bolsa não se relacionar diretamente com os sentimentos expressos pelos usuários do Twitter, ela pode ser um dos fatores que influencia positivamente ou negativamente os usuários das redes sociais.
- ItemSistema de raciocínio baseado em casos qualitativos: um estudo no domínio do futebol de robôs humanoides(Centro Universitário FEI (FEI), 2018-08-06) Homem, Thiago Pedro Donadon; Bianchi, Reinaldo Augusto da Costa; Tonidandel, Flavio; Lopes, Guilherme Alberto Wachs; Ralha, Célia Ghedini; Wainer, JacquesO desenvolvimento de agentes autônomos capazes de realizar tarefas com a mesma destreza que a realizada pelos ser humanos é um dos desafios da Inteligência Artificial e Robótica. Isto motiva a pesquisa em robôs humanoides inteligentes, em especial, o futebol robôs humanoides como um banco de ensaio, pois trata-se de um ambiente dinâmico e que, cada agente em um time deve escolher a melhor ação visando maximizar o resultado do time, isto é, vencer a partida. Neste contexto, este trabalho apresenta um novo algoritmo para o Raciocínio Baseado em Casos Qualitativos (QCBRL), um modelo de Raciocínio Baseado em Casos que utiliza um formalismo do Raciocínio Espacial Qualitativo para representar, resgatar e reutilizar casos por meio de relações espaciais qualitativas entre os objetos no ambiente. Combinado com o método de Aprendizado por Reforço, o QCBRL permite ao agente aprender novos casos qualitativos em tempo de execução, sem a realização prévia de uma etapa de aprendizagem. Visando evitar os casos que não resultem em máximo desempenho, o QCBRL realiza a manutenção da base de casos, excluindo estes casos e aprendendo novos (mais adequados) casos. Os experimentos e análises do QCBRL foram realizados em cenários de futebol de robôs simulados e com robôs humanoides reais. Os resultados da execução do QCBRL mostram que o processo de resgate foi cerca de três vezes mais rápido e que o robô marcou uma média maior de gols do que os métodos com modelagem quantitativa.