Navegando por Autor "Gomes, Leonildo Freitas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInstrumento de medição que auxilia em ações preventivas na evasão do curso de Licenciatura em Matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Gomes, Leonildo Freitas; Esteves, Anderson Alves; Silva, Afrâncio Tenório da; Telles, Priscila Moreira CorrêaO ensino superior é importante na vida das pessoas por muitas razões; em primeiro lugar, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades especializados em uma determinada área, o que pode ajudar a se destacarem em sua profissão ou a obterem empregos mais bem remunerados e com maior potencial de crescimento. Além de desenvolver o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, contribuindo para a emancipação e a ascensão social. Quando um estudante desiste, evade de um curso superior, ele potencialmente compromete seu futuro. É trabalho de todos, principalmente da instituição de ensino, criar ações preventivas que contribuam para a permanência dos alunos. O IFSP campus Itaquaquecetuba é uma Instituição de Ensino Superior pública; no processo de observação do curso de Licenciatura em Matemática, foi constatada a quantidade de lugares vagos em cada sala, devido à evasão. A fim de contribuir com a mitigação deste índice, esse trabalho tem por objetivo elaborar um instrumento de diagnóstico que estipule a probabilidade de evasão de um discente com base em suas características e bagagem pessoal. Esse instrumento teve como base teórica as obras A Reprodução e Escritos de Educação de Pierre Bourdieu, junto à revisão sistemática que compilaram os tipos e causas de evasão com base nas características dos estudantes e da instituição. Foram coletados os dados dos estudantes via questionário, e esses dados foram utilizados para a constituição do perfil de cada um; para isso, foi utilizado a similaridade de Jaccard por meio da linguagem de programação, o que possibilitou encontrar a intersecção, o ponto em comum entre os estudantes e desenvolver um perfil de evasor. Quando uma nova turma ingressar, tornou-se possível comparar e notar o perfil de cada calouro com o perfil do evasor dos anos anteriores e, assim, sendo possível efetuar ações preventivas contra a evasão.