Navegando por Autor "Cavassani, Thiago"
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- ItemConhecimentos docentes e tecnologias digitais: perspectivas para a formação do professor de Química(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2021-08-02) Cavassani, Thiago; Marques, Rosebelly; Silva, Jackson; Lupetti, Karina; Cintra, Elaine; Silva, VivianCONHECIMENTOS DOCENTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. A presente pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de intervenção pedagógica formativa promovendo a inserção de ferramentas digitais articuladamente ao ensino de conteúdos e de práticas pedagógicas a licenciandos de um curso de Química em uma instituição federal de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar os modos de interação de licenciandos com diferentes recursos digitais ao longo de atividades interventivas, considerando as relações entre domínio/apropriação de tecnologias e possíveis implicações em aspectos pedagógicos e de conteúdo na constituição de conhecimentos profissionais docentes. A delimitação teórico-metodológica foi construída a partir da concepção de constituição profissional docente como um continuum formativo; das contribuições acerca da inter-relação entre tecnologias e educação e do framework TPACK numa aproximação com a abordagem sociocultural. O trabalho foi desenvolvido em duas disciplinas regulares do referido curso a partir de uma perspectiva qualitativa de investigação. Como resultados, ressalta-se elementos indicativos de novas formas de relação dos estudantes com o espaço e tempo de aprendizagem na articulação entre as TDIC, as propostas didáticas e os conteúdos disciplinares. Identificou-se diferentes formas de domínio e níveis de apropriação das ferramentas culturais, além de indícios de desenvolvimento do TPACK a partir das atividades de planejamento do ensino elaboradas pelos licenciandos. Entretanto, lacunas no TPACK dos estudantes também foram evidenciadas principalmente no que diz respeito à compreensão do conhecimento Químico para a atividade social e também na relação entre as atividades pedagógicas propostas e as tecnologias digitais selecionadas. A elaboração de significados deste processo indica importantes aspectos de apropriação das TDIC e desenvolvimento do TPACK, além de uma relação tensionada entre TDIC e as possibilidades para o ensino de Química. Salienta-se a importância de incentivar a integração das TDIC ao percurso formativo de modo a inter-relacionar as tecnologias digitais e os conteúdos disciplinares em diferentes momentos ao longo da formação inicial, tão quanto fornecer oportunidades para sua análise crítica e reflexiva no intuito de permitir sua contínua significação. Tais ações sugerem possibilitar processos formativos que incentivam a apropriação pedagógica destas ferramentas culturais pelos professores em formação.
- ItemRelatos de experiência de professores do Ensino Fundamental I sobre a inclusão na Escola Regulas: teoria X prática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-28) Soares, Lorena; Jimenez, Ricardo; Rocha, Antônio; Cavassani, Thiago; Fernandes, RafaelAtualmente, a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é um assunto que vem ganhando força e visibilidade. Entretanto, sabe-se que muito ainda tem de ser feito para que esse processo possa ser realizado com êxito. A parti daí, é proposto neste trabalho conhecer como funciona o processo de inclusão dentro da rede regular de ensino. Para atingir este objetivo, foram selecionados vinte (20) professores de Ensino Fundamental I, da rede Municipal da cidade de Catanduva, para responder a um questionário contendo perguntas que contemplavam desde os tipos de deficiência com que esses professores trabalham e/ou trabalharam, informações a respeito da sua formação inicial/continuada, conhecimento sobre a legislação específica de Educação Especial, sua opinião sobre o processo de inclusão dentro da escola regular, bem como seus sentimentos diante da atual situação. Posteriormente as respostas foram organizadas em gráficos e comparadas com a legislação vigente, permitindo uma reflexão e análise dos possíveis contrastes presentes nesse processo. Finalmente, a pesquisa possibilitou apontar que a realidade do processo de inclusão vivenciado dentro da escola regular ainda caminha devagar, e nem tudo que está previsto na lei acontece de fato dentro das escolas. É fundamental que esse processo seja revisto, replanejado com novas estratégias, métodos e recursos, e que novas pesquisas seja feitas para que se tenha informações sobre os possíveis entraves presentes nesse processo.