Navegando por Autor "Castro, Nicholas Gomez Zilli"
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- ItemScientific wRIGHTing: avaliador de resumos científicos para auxiliar alunos de graduação e pós-graduação na escrita científica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-14) Castro, Nicholas Gomez Zilli; Prieto, Gustavo Aurélio; Rodrigues, Rosana Ferrareto Lourenço; Alves, Gabriel MarcelinoCom o passar dos anos, a relação entre educação e tecnologia se tornou bastante amigável, com a praticidade e facilidade de passar ensinamentos por meio do uso de ferramentas e softwares. Essas ferramentas, quando educacionais, podem ser usadas para apresentar conceitos, teorias e conhecimentos, a partir de dados. Um exemplo é o uso de ferramentas "gamificadas", que engajam estudantes no aprendizado de conteúdos e habilidades, até os softwares com um cunho mais científico, em que o viés está mais relacionado em apresentar resultados e dados sobre alguma abordagem ou técnica a partir de uma área do conhecimento ou por um contexto em específico. Outro exemplo são softwares de tratamentos de dados em língua natural, muitos dos quais analisam textos científicos. A proposta deste trabalho é apoiar o ensino de escrita científica de alunos de graduação e pós-graduação que precisam escrever, por exemplo, trabalhos de conclusão de curso, a partir da verificação de como o objetivo e conclusão em resumos científicos são comunicados, especificamente na área da computação, em um corpus de construções linguísticas anotadas. Foi construída uma ferramenta capaz de organizar, por meio de estrutura de dados, esse corpus de resumos anotados textualmente, para que, a partir das das construções linguísticas oferecidas ao usuário pela ferramenta, este consiga ler e reescrever o resumo de maneira apropriada, escolhendo construções linguísticas de acordo com seu tipo lógico de pesquisa. Usada em aulas de redação científica, a ferramenta Scientific wRIGHTing ajuda a orientar a escrita científica e promove a comunicação da ciência de modo mais eficaz. Esta pesquisa contribui para o ensino de redação científica e para as tecnologias educacionais.