Navegando por Autor "Bardelotte, Luis Felipe Bueno"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comunicação pública na promoção da informação: a utilização dos perfis em sites de redes sociais por órgãos públicos frente à pandemia da COVID-19: um estudo exploratório(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-20) Silva, Beatriz Souza; Guida, Julianna Alves; Bardelotte, Luis Felipe Bueno; Butcher, Rodolfo; Godinho, Denise; Feitosa, WilianA comunicação pública como promotora de informações de interesse coletivo é imprescindível no cenário instaurado pela crise pandêmica da COVID-19. Com a internet e suas mídias, a distribuição das informações, verdadeiras ou falsas, é facilitada. Torna-se essencial a presença governamental on-line, com a finalidade de fomentar as medidas de prevenção, para amenizar a propagação do vírus e conter inverdades que prejudiquem sua credibilidade e, consequentemente, a adesão da população frente a essas recomendações. Neste contexto, o presente trabalho idealizou analisar a utilização de sites de redes sociais, por Órgãos Públicos de Saúde. Para tal, observaram-se os perfis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde do Brasil e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal no Instagram, Facebook e momentaneamente no Twitter. Por meio de uma pesquisa quantitativa, fundamentada na análise das publicações dos Órgãos supracitados em três períodos pré-estabelecidos de tempo, pretendeu-se a compreensão do engajamento do cidadão em busca de informação e interação por essas vias. Os resultados obtidos apresentam que a interação da população com Instituições Públicas tendem a diminuir durante a pandemia, sendo imprescindível a promoção de Políticas públicas para informar o cidadão em todo o período reforçando medidas preventivas de saúde. Por fim, o trabalho apresenta reflexões sobre o cenário estudado e debate a eficiência das Políticas, fazendo um panorama do que os Órgãos precisam adotar para a otimização da comunicação pública no futuro.