Navegando por Autor "Andreazi, Silvania Gallo"
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- ItemAções lúdicas e suas contribuições aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-01-25) Andreazi, Silvania Gallo; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro; Castro, Rosane Michelli de; Pirola, Nelson AntonioO foco deste estudo foi a investigação sobre os conceitos e práticas pedagógicas de ações lúdicas nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - ETIEM de uma instituição da Rede Federal de Ensino localizada no interior paulista. A pesquisa abordou a ludicidade no processo de aprendizagem e sua aproximação com a pedagogia participativa, oportunizando ao aluno situações que ressaltam a espontaneidade, a criatividade e a integração nos processos de cultura e de saberes vivenciados, criando situações para a construção do seu conhecimento e de seu desenvolvimento como cidadão autônomo, responsável e ativo para a transformação de sua realidade. Nesse sentido, considerando as particularidades dos alunos adolescentes, bem como as especificidades dessa modalidade de ensino, a questão central da pesquisa foi: Qual a relação entre o lúdico e os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos de ETIEM? Esse contexto conduziu a investigação a traçar como objetivo geral: identificar a relação entre as ações lúdicas utilizadas na prática pedagógica do ETIEM e suas contribuições para os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos dos cursos pesquisados. A abordagem do estudo foi definida como quali-quantitativa descritiva direcionada à educação e a análise e interpretação dos dados tiveram como base a estratégia de triangulação metodológica. O desenvolvimento da pesquisa abrangeu a investigação bibliográfica e documental sobre a ludicidade e o ETIEM, ampliando por meio de conhecimentos teóricos, a compreensão sobre a diversidade das ações lúdicas no contexto social e educacional e as repercussões das políticas públicas nos processos educativos. Na sequência, para investigar as concepções de professores e alunos de seis turmas dos cursos do ETIEM sobre a ludicidade como procedimento didático, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos 33 professores e 204 alunos responderam aos questionários com questões abertas e fechadas. A pesquisa contou com a observação participante da pesquisadora em 54 aulas e em 7 eventos da instituição, assim como a utilização do diário de campo para registro e acompanhamento das etapas do plano de investigação. Ao término da análise dos dados, observou-se nos julgamentos dos alunos que as ações lúdicas facilitam e ajudam no aprendizado dos conteúdos e proporcionam a sensação de bem-estar, contribuindo para a sua participação na aula, o que reflete de forma positiva no seu desenvolvimento integral, pois instiga reflexões sobre situações cotidianas que favorecem à criticidade e autonomia. O estudo evidenciou a escassez de pesquisas envolvendo os termos ludicidade/lúdico e ETIEM e que apesar de ter sido constatado o uso constante de ações lúdicas nos cursos pesquisados e seus benefícios didáticos, foi apontado pelos professores a lacuna em sua formação pedagógica sobre o assunto, limitando saberes e a propositura de atitudes lúdicas.