Navegando por Autor "Andozia, Maira Pincerato"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProjeto interdisciplinar: uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Andozia, Maira Pincerato; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa discutiu o trabalho interdisciplinar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio como um meio para obter a formação integral. O Ensino Médio Integrado à formação técnica, em que o aluno recebe formação geral e profissional em único curso, constitui uma possibilidade de oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) que pode garantir aos jovens das camadas populares o acesso a uma formação sólida, que articule conhecimentos básicos e técnicos, de acordo com os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza participante, que se aproxima da pesquisa-ação. A partir da aplicação e avaliação do produto educacional e em consonância com os resultados da análise qualitativa dos dados, pode-se depreender que o projeto interdisciplinar representou uma estratégia didática que colaborou para a formação integral dos estudantes envolvidos na pesquisa, ao relacionar disciplinas técnicas e de formação geral, promover a contextualização dos conhecimentos, propiciar a pesquisa e permitir a compreensão crítica da realidade com vistas a uma possível intervenção nessa realidade.