Navegando por Autor "Almeida, Edilaine Lopes Matos de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs potencialidades do uso do soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática através da resolução de problemas em educação financeira para o Ensino Fundamental II(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-25) Almeida, Edilaine Lopes Matos de; Silva, Mário Barbosa da; Silva, Rilda Simone Maia da; Medeiros, Loise TarouquelaO presente trabalho objetivou analisar as potencialidades do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática e fomentar sua utilidade tanto no Ensino Básico como na formação inicial de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre os benefícios do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem. Após a revisão bibliográfica das pesquisas que versaram sobre o Soroban, desenvolvemos uma proposta de atividade sobre o tema transversal de Educação Financeira embasada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas utilizando o Soroban para estudantes do 7º ano. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância do Soroban no processo de aprendizagem. Destacam-se como benefícios a melhora no raciocínio lógico, na coordenação motora e na concentração de outras habilidades importantes para o aprendizado. Por fim, através do estudo realizado foi possível verificar que o Soroban pode auxiliar no processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de conteúdos matemáticos dos estudantes.