Navegando por Autor "Abreu Nascimento, Luciana de"
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- ItemMúsica no ensino médio integrado do IFSP: inserção e práticas pedagógicas por meio da MPB(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), 2024-04-24) Menezes Cunha, Danny Anderson; Freitas, Nathália Luiz de; Freitas, Nathália Luiz de; Abreu Nascimento, Luciana de; Filipak, RenataEste trabalho foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no macroprojeto propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O ensino de música é obrigatório na educação básica desde 2008, quando da promulgação da Lei Federal nº 11.769 que altera a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96), entretanto, a sua materialização em sala de aula ainda enfrenta muitos desafios. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - criados no mesmo ano da promulgação da referida lei - ofertam cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio através dos quais se pretende oferecer aos jovens uma educação de qualidade em uma perspectiva de formação integral. Dado que a cultura tem um papel fundamental na formação integral e sendo a música um elemento essencial em sua composição, é importante entendermos como seu ensino está se materializando nos cursos integrados. Para tanto, investigamos através de pesquisa documental e entrevistas a inserção curricular, as práticas pedagógicas e as concepções sobre o ensino da Música Popular Brasileira presentes tanto nos documentos oficiais quanto no discurso dos docentes de arte dos cursos técnicos em informática integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ao final do processo, verificamos que o ensino da Música Popular Brasileira se encontra atualmente bem disseminado nas aulas de arte dos cursos pesquisados, tem sido priorizado em relação às outras manifestações musicais pelos docentes responsáveis pelo componente curricular e que os argumentos e objetivos que lhe orientam são intrínsecos ao universo musical. Os conhecimentos obtidos foram utilizados para a criação de um produto educacional, o podcast “MPB & Escola”, que tem por objetivo a socialização dos conhecimentos construídos no decorrer da pesquisa.