Mestrado em Automação e Controle de Processos
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Navegando Mestrado em Automação e Controle de Processos por Autor "Costa, Eduardo Alves da"
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- ItemAutomação do sistema de ajuste da tensão de ensaio dielétrico sob influência da variação das condições atmosféricas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 27/08/2014) Pinto, Lucas de Oliveira e Silva; Costa, Eduardo Alves daTodos os equipamentos elétricos aplicados em sistemas de alta tensão são submetidos à testes dielétricos como rotina pelo fabricante e de acordo com as prescrições das normas International Electrotechnical Commission (IEC) 60694 e IEC 60060-1. Estas normas preveem a realização de testes dielétricos os quais consistem na aplicação de significativos gradientes de tensão sobre as partes isolantes do equipamento, no sentido de verificar a qualidade destes materiais e dos processos aplicados na fabricação. A execução destes testes deve ser realizada rigorosamente conforme procedimentos estabelecidos na norma do equipamento completamente montado como na condição de serviço e com as superfícies isolantes limpas. Estes procedimentos requerem ajustes nos valores da intensidade da tensão de ensaio, decorrentes da variação das condições atmosféricas do local de ensaio. Neste trabalho é apresentada a análise da influência das condições atmosféricas na tensão de ensaio dielétrico em equipamentos elétricos.Um sistema automático para ajuste e correção da tensão de ensaio é modelado, sendo apresentada uma aplicação industrial para este sistema. Este sistema consiste de sensores para medição das variáveis de entrada, um controlador de posição formado por um motor de passo acoplado a um variador de tensão para ajuste da variável de saída (tensão de ensaio) a ser aplicada sobre o objeto de teste (painel elétrico trifásico). O sistema de controle foi modelado considerando como variáveis de entrada as grandezas pressão, temperatura e umidade, as quais são utilizadas para cálculo do fator de correção Kt e atuando sobre um motor de passo do regulador de tensão e que ajusta linearmente a variável de saída (tensão de ensaio). O modelo utilizado permite a realização dos testes dielétricos com a aplicação rigorosa dos critérios da norma bem como a realização destes testes de forma uniforme. Com a implementação do controlador automático de tensão de ensaio (CATE) na linha de produção será possível reduzir significativamente os tempos de ensaio, assegurar a homogeneidade e qualidade dos resultados.
- ItemControlador de corrente em malha fechada com circuito em ponte H PARA Mancal Magnético(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 25/04/2014) Garcia, Radamés Toth; Costa, Eduardo Alves daOs mancais magnéticos ativos poderão ser empregados em sistemas onde não é desejado o contato mecânico entre eixo e base. Para realizar a centralização entre eixo e base, evitando o atrito entre as partes, para que isto ocorra é necessário que um controlador de posição verifique o estado atual, este por sua vez aciona a bobina através de um controlador de corrente que irá magnetizar a bobina com a corrente necessária e centralizar o eixo em relação a base. O controle de corrente de um mancal magnético ativo precisa ser executado por um sistema em malha fechada que pertence a uma configuração em cascata, sendo que a variável secundária a ser controlada é a corrente do driver do mancal e a variável principal é a posição do entreferro. As especificações de projeto da malha de corrente são impostas de modo a considerar as perturbações presentes na malha externa. Este trabalho descreve a utilização de um microcontrolador (ATMEL) na malha de controle de corrente do sistema, permitindo a atuação e compensação em tempo real, controlando um circuito chaveado na configuração ponte H através de um controlador digital.
- ItemDesenvolvimento de algoritmo de reconhecimento de obstáculo para veículo guiado automaticamente por câmera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 30/10/2014) Batista, Emerson de Oliveira; Costa, Eduardo Alves daOs recentes desenvolvimentos em robótica móvel envolvem muitas estratégias para guiar veículos automaticamente. Estas estratégias são normalmente relacionadas com uma variedade de sensores, no entanto, uma importante evolução nessa área de pesquisa envolve projetar uma navegação mais eficiente. Este trabalho busca idealizar e desenvolver um algoritmo de controle para Robô Móvel Autônomo baseado em Visão Computacional e Robótica. Hoje em dia, os processos industriais precisam ser conduzidos com base na movimentação de matéria-prima, insumos de produção e ferramentas. Neste contexto, a aplicação de veículos autônomos tem se mostrado muito eficiente com a aplicação de diferentes tipos de AGVs. Esse projeto envolve a combinação de diferentes áreas do conhecimento em automação incluindo Sistemas Dinâmicos, Processamento de Sinais, Processamento Digital de Imagens, Visão Computacional e Robótica. O ponto central deste projeto está no desenvolvimento de uma estratégia para movimentar um robô em um ambiente sem marcas específicas, distinguindo obstáculos no caminho, usando uma tecnologia embarcada. Estes obstáculos podem ser pessoas, produtos, insumos de produção e ferramentas no caminho a ser percorrido. Essa aplicação em automação é particularmente interessante para ambientes onde existem movimentações de pessoas ou obstáculos que mudam sua posição e podem representar acidentes ou prejuízos. Assim, este estudo busca desenvolver um robô equipado com uma câmera para capturar imagens, percebendo o ambiente, reconhecendo obstáculos, a distância até eles e suas dimensões básicas.