Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica - PPGEM
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Navegando Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica - PPGEM por Autor "Fernando, Paulo Henrique Lixandrão"
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- ItemEstudo de otimização aplicado a topologia de furação de longarina de chassi estrutural veicular(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 28/11/2017) Fernando, Paulo Henrique Lixandrão; Nakamoto, Francisco YastamiA necessidade atual de redução de custos de fabricação na indústria automotiva é fortemente solicitada aos engenheiros de produto e processo. Por este fato, engenheiros e projetistas buscam em outras áreas as técnicas modernas que podem ser introduzidas ou utilizadas em seus projetos, como por exemplo, os métodos computacionais para otimização aplicadas ao desenho das peças. Esta técnica atual é conhecida como ?Otimização topológica?. Como a longarina do chassis do veículo é a ligação entre a cabine, motor, transmissão e eixos, este componente é de grande importância na construção do veículo. Para gerar bons produtos manufaturados, engenheiros das companhias tem elevados custos com tempo de desenvolvimento, assim, buscam desenvolver e projetar um produto com redução de peso do material suportado para a aplicação. A longarina do chassi é um dos mais importantes itens do veículo porque é onde é suportado todas as partes da estrutura no veículo automotivo. Este trabalho procurou identificar a otimização topológica aplicada na longarina do chassi de um caminhão, com o objetivo de desenvolver nova topologia para esta longarina pela técnica de otimização topológica estrutural. Comparou-se os resultados com alguns programas computacionais comerciais e alguns algoritmos propostos para a aplicação para validar o desenvolvimento da nova topologia, por meio de recursos dos programas computacionais como o do ParetoWorks (Sciart) e Virtual.PYXIS (Virtual CAE), além disto, demonstrou-se a programação de algoritmos para esta aplicação com o programa computacional MATLAB R (MathWorks). Como resultado houve uma possibilidade redução de massa de 38,58%, sendo que o critério de análise baseou-se apenas na análise estática do objeto de estudo. Os resultados contribuíram para uma nova aplicação no meio acadêmico e uso industrial