Logística e Operações
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Navegando Logística e Operações por Autor "Zampini, Eugenio de Felice"
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- ItemAnálise da efetividade da ferramenta MASP para a solução de um problema em uma empresa do ramo químico com ênfase na qualidade do produto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Barbosa, Luan Fernandes; Zampini, Eugenio de FeliceAs empresas do ramo químico precisam de processos cada vez mais eficientes para se manterem no mercado de forma competitiva. O presente trabalho tem como objetivo verificar a eficácia da aplicação da metodologia MASP em um processo químico. Durante o lançamento de um novo produto a empresa em questão sofre com alto número de perdas, com isso o custo do produto fica aquém do desejado. A companhia busca formas de reduzir este índice ao mínimo possível para obter maiores lucros. Diante disto, a ferramenta MASP foi escolhida pela simplicidade em resolver problemas, visando eficiência e eficácia em um curto período de tempo, buscando sempre resultados positivos, com ênfase na qualidade do produto. Desta maneira a aplicação foi inspirada na metodologia MASP para a redução do índice de rejeitos de um novo produto e o resultado foi atingido, pois o índice foi reduzido de 6,99% dos três primeiros meses de produção para 3,21% logo no primeiro mês após a implementação das ações propostas.
- ItemO comportamento do consumidor de compras online do setor vestuário em face à pandemia instaurada pela Covid-19(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Almeida, Danila Amorim de; Zampini, Eugenio de FeliceO mundo passa por um de seus piores momentos com a pandemia instaurada pela Covid-19. O contexto econômico está diretamente afetado e as empresas precisam rever suas estratégias de negócio. Este trabalho busca apresentar o comportamento do consumidor do setor vestuário e identificar se houveram mudanças em seus hábitos de compras, verificando a tendência online. Para tal, utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com 31 questões estruturadas e obteve-se 107 respostas. Constatou-se que uma grande parcela dos pesquisados não tem realizado compras no período, mas a motivação é a necessidade somada ao preço e não a pandemia em si, embora as experiências vivenciadas no período de isolamento social acarretem a expectativas de compras futuras utilizando o método online. Um grande limitador para este modelo é o frete e o maior receio é acerca da modelagem da peça não ser adequada.