Transdisciplinaridade no ensino de matemática: revisão bibliográfica de teses e dissertações

Data
2022-11-24
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Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo

O presente trabalho traz resultados de uma revisão bibliográfica realizada a partir de uma pesquisa qualitativa de teses e dissertações nacionais, encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, sobre Transdisciplinaridade no Ensino de Matemática, com a finalidade de compreender conceitos de multi, pluri, inter e transdisciplinaridade, a vivência e aplicação da metodologia deste último. Ao realizar uma comparação quantitativa, evidenciou-se a ausência de pesquisas atuais sobre o tema, o que reitera o fato de que a preocupação sobre a transdisciplinaridade no ensino de matemática pode já ter sido superada ou ainda é escassa, partindo da premissa em relação à escassez de pesquisa, essas ausências confirmam a importância deste trabalho. Após realizar um levantamento sistematizado, obteve-se ao final para análise duas teses e três dissertações, de acordo com os autores todas são pesquisas qualitativas, sendo uma delas realizada com os alunos da educação básica e as demais com professores de matemática e ciências da natureza, foi elaborado tabelas para organizar as informações como objetivos, processo metodológico e resultados, assim também como referenciais teóricos, para alcançar o objetivo desta pesquisa. Após análise, destacou-se a importância de trabalhar a transdisciplinaridade em sala de aula e além dela, assim como na graduação e formação continuada de professores, denotou-se também os acontecimentos da vida pessoal e profissional do professor interferem em suas atitudes como docente. Ao final deste trabalho, que se classifica como pesquisa, teve como intuito apresentar a importância do tema e a relevância do mesmo no meio acadêmico como fonte de investigação, assim motivando futuras explorações com essa temática.


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