Ciências na educação infantil: canções em abordagens reflexivas sobre o meio ambiente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
15/12/2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
IFSP

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma canções infantis permitem processos de reflexão sobre a ciência na Educação Infantil. Para seu desenvolvimento, foram aplicadas duas sequências didáticas que valorizaram o brincar e a ludicidade na resolução de questões sobre preservação do meio ambiente e aspectos gerais relacionados às ciências da natureza. As sequências lúdicas e reflexivas partiram de duas canções, uma canção compõe o CD Zoró dos Bichos Esquisitos (2014), do artista Zeca Baleiro, e a outra do CD Bafafá (2017) da dupla Palavra Cantada, ambas possibilitam a abordagem e a discussão de temáticas ambientais. As propostas foram desenvolvidas em uma turma da Educação Infantil de uma escola localizada na região metropolitana de São Paulo, onde a pesquisadora exerce a função de Professora de Educação Básica I. As sequências de atividades buscaram articular a temática “meio ambiente” com as canções e foram baseadas nos aspectos de interação (VIGOTSKI, 1991) e satisfação cultural (SNYDERS, 1988) nas propostas voltadas ao público infantil. As análises seguiram o referencial discursivo apresentado por Bakhtin (2009 [1929]) ao considerar a criança como produtora de discurso. Foram analisados dois momentos de construção discursiva: uma composição realizada no final da primeira sequência e uma roda de conversa como finalização das intervenções. Como resultado, destacamos que a partir do uso de canções como forma de promover interações discursivas na Educação Infantil, o potencial das crianças na abordagem de temáticas relacionadas às ciências da natureza e a sua abordagem social são revelados. A pesquisa gerou um produto educacional composto por sugestões de atividades desenvolvidas que possibilitam a discussão de temáticas ambientais e sociais com o público da Educação Infantil. O material é destinado a professores atuantes e em formação e que tenham interesse no processo educativo em ciências de forma lúdica e reflexiva.


Descrição
Palavras-chave
Citação