Práticas para o Ensino Fundamental I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Práticas para o Ensino Fundamental I por Assunto "Contos de fadas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância dos contos de fada na formação da personalidade da criança do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-12) Calabone, Franciele; Natera, Rafael; Pereira, Gabriel; Sgarbi, DiógenesEste artigo científico tem como finalidade ressaltar a importância dos contos de fadas na vida da criança. Os principais objetivos são destacar os aspectos dos contos de fadas, as suas influências na formação e no desenvolvimento da personalidade infantil, a resolução dos conflitos internos e as consequências ocasionadas caso a criança seja privada de conhecer os contos. Também abordaremos como esses contos podem ser trabalhados dentro da sala de aula de modo que as crianças entendam e consigam fazer relações com seu cotidiano. O trabalho está pautado em pesquisas bibliográficas, principalmente de autores como Bruno Bettelheim (1980) e Fanny Abramovich (2004), que analisam várias características apresentadas sobre vários contos e como a criança usa a fantasia, a imaginação e a criatividade de forma significativa, projetando-as na realidade, fundamentando a importância da utilização dos contos de fadas. A presente pesquisa é de significativa importância, pois a personalidade infantil é constituída até aos doze anos; por conseguinte, devemos proporcionar meios para favorecer essa construção.