Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
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Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Publicador "IFSP"
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- ItemQualidade de vida no currículo da formação docente(IFSP, 01/09/2016) GianfaldoniI, Ivo; Novaes, Diva ValérioNeste trabalho, propusemos um projeto que possa ser trabalhado interdisciplinarmente em todos os seis cursos de formação de professores, oferecidos em uma instituição pública. Defendemos que é tarefa da formação de professores, oferecer preparo que favoreça a manutenção da saúde física e mental, do professor no exercício da docência. De maneira recíproca, a qualidade de vida dos alunos interfere na qualidade da aprendizagem. O grande número de professores desmotivados ou com a saúde debilitada, como largamente divulgado em pesquisas nacionais e internacionais, dá relevância para este estudo. A tarefa da formação de professores na Educação Básica comprometida com o preparo do aluno para o exercício da cidadania, como consta na lei 9394/1996 (LDB) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais: Para a Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais, convergem para a compreensão de que oferecer plena formação ao indivíduo, tem associações com a saúde e bem-estar dos professores e alunos. Estabelecemos uma discussão à luz de autores que discutem Qualidade de Vida, psicopatologia do trabalho, formação de professores e a profissão docente. Assim, esta pesquisa é bibliográfica e documental. Buscamos responder a seguinte questão: Como desenvolver um Projeto de Ensino nos cursos de Formação de Professores, para discutir a Qualidade de Vida no exercício docente? Definimos um grupo de temas apontados como importantes, em pesquisa bibliográfica entre os quais se inclui a legislação educacional. Realizamos uma pesquisa no currículo destes cursos para verificar quais temas eram ou não trabalhados. Identificamos que alguns destes temas eram bem trabalhados em determinado curso, mas não em outros. Outros temas não eram abordados em nenhum dos cursos. No projeto interdisciplinar elaborado, propomos que os temas já trabalhados em algum curso sejam socializados com os demais, e oferecemos subsídios para que se trabalhem aqueles que não figuram em nenhum dos cursos
- ItemReflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de conceitos matemáticos(IFSP, 21/09/2016) Gouvêa, Gisele de; Fonseca, Rogério Ferreira daNo presente trabalho, faremos considerações acerca de uma “nova” metodologia de ensino ativa: referimo-nos à Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A palavra “nova” se refere à utilização desta metodologia no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. O interesse por essa temática surgiu por meio do contato com algumas pesquisas que utilizam o PBL no ensino de engenharia, medicina e outras áreas de conhecimento. Em geral, essa metodologia auxilia na articulação entre teoria e prática profissional, o que nos parece relevante também para o ensino e aprendizagem de matemática, diante dos desafios impostos pela sociedade contemporânea, ou seja, uma sociedade que cada vez mais busca profissionais que atuem de forma crítica, criativa e participativa em suas áreas de atuação. Indicamos como produto final dois problemas exemplares e suas respectivas orientações didáticas, de acordo com os preceitos da metodologia de ensino aqui adotada.
- ItemReflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao ensino médio(IFSP, 2017) Tangerino, Lauro IvanApresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos como pressuposto que o ensino de Matemática em um curso técnico de nível médio precisa estar substancialmente articulado aos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e profissionais. Não é suficiente apenas enfatizar as abstrações e formalizações de conceitos matemáticos, é imprescindível associá-los a aplicações práticas e também às realidades profissionais dos estudantes, a fim de desenvolver, por meio de problemas reais ou realísticos, habilidades e competências elementares à sua formação. Para tanto, acreditamos que conexões entre as diversas disciplinas devem ser propostas, por isso, apresentaremos considerações a respeito da interdisciplinaridade e suas conexões com a Aprendizagem Baseada em Problemas voltada a questões relevantes à sociedade atual, que podem motivar e enriquecer o aprendizado de conceitos matemáticos na Formação Profissional integrada à Educação Básica. Um dos principais objetivos desta pesquisa é investigar teoricamente as potencialidades do uso de uma metodologia de ensino ativa, no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos em um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSP, Câmpus São Paulo, buscando favorecer a articulação entre o conhecimento matemático e as competências profissionais do profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo, como produto final, a proposição de alguns problemas de acordo com os preceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como as respectivas orientações didáticas para auxiliar professores em sua utilização na sala de aula
- ItemReflexões sobre astronomia indígena brasileira como potencial objeto de conhecimento na formação cidadã(IFSP, 2021-03-08) Oliveira Junior , José Tomaz; Killner, Gustavo IsaacA presente pesquisa acadêmica investigou sobre os conhecimentos da Astronomia Indígena Brasileira e suas possibilidades para o desenvolvimento e formação de uma cidadania. Por conseguinte, a partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se analisar historicamente a trajetória e evolução dos conceitos de cidadania e educação escolar, investigando suas transformações associadas ao contexto histórico no qual foram produzidas. Neste sentido, dissertou-se sobre a perspectiva de um estabelecimento de relações entre as concepções de cidadania, escola e currículo, analisando e inter-relacionando com uma concepção contemporânea de cidadania. Desta forma, ocorreu a possibilidade de explorar, de maneira crítica, diferentes conceituações de cidadania, escola e currículo e intercultural. Posteriormente, investigou-se o campo de conhecimento da Astronomia Indígena Brasileira, como possível estruturador de uma formação cidadã. Assim sendo, a pesquisa ressalta o reconhecimento e a importância da escola como espaço público coletivo para a construção de uma cidadania e também de se introduzir os conhecimentos da Astronomia Indígena Brasileira através de uma perspectiva curricular póscrítica, em diálogo com a interculturalidade e a formação científica crítica. Além da possibilidade de se contemplar a formação cidadã aqui apresentada, espera-se uma contribuição da pesquisa para a produção de novos conhecimentos e novos estudos na área acadêmica. Por fim, destaca-se em anexo um produto didático que procura integrar e trabalhar os conhecimentos aqui investigados, observando a possibilidade de formação para a cidadania defendida neste documento.
- ItemReflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista(IFSP, 19/09/2016) Ciszevski, Elisa de Oliveira Silvério; Cintra, Elaine PaviniEsta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal verificar a correlação entre os conceitos de Química, avaliados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), frente aos documentos norteadores da educação paulista: o Currículo e o Material Didático Pedagógico. A partir de uma análise documental, procurou-se estabelecer um diálogo, sob a ótica dos Objetos de Conhecimento, entre as questões de Química das edições de 2009 a 2013 do Exame, o Material Didático Pedagógico composto pelo Caderno do Aluno e o Caderno do Professor e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Este trabalho investigou a extensão com que o material oferecido nas Unidades Escolares subsidia os alunos na construção dos conhecimentos e respalda-os para a resolução das situações-problema apresentadas nas questões de Química do ENEM. Após análise, concluiu-se que os conteúdos programáticos sugeridos pelo Currículo Oficial contemplam a maioria dos Objetos de Conhecimento exigidos para o exame nos anos avaliados. A exceção observada diz respeito ao conhecimento relacionado à química orgânica, uma vez que foi verificada a ausência ou abordagem não suficiente de conceitos relacionados às reações orgânicas no material didático. Diante da similaridade entre os conceitos abordados nestes documentos, os resultados desta investigação indicam que este exame externo pode ser considerado uma opção para a construção dos conhecimentos nas salas de ensino médio, podendo ser um instrumento de apoio ao educador e ao aluno no processo ensino aprendizagem na disciplina Química. O Produto Educacional resultante dessa pesquisa é um Relatório Pedagógico que poderá servir como referência para a reflexão sobre este Exame e sua influência no âmbito escolar e nas atividades curriculares de alunos e professores
- ItemAs representações de gênero nas questões de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM(IFSP, 22/03/2018) Vicente, Viviana da Cruz; Killner, Gustavo IsaacO presente estudo, que se consistiu em uma pesquisa documental e bibliográfica (GIL, 2002, p.44), objetivou investigar as representações de gênero imbricadas nas questões de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por meio de uma leitura minuciosa, ocorreu a seleção dos recortes que explicitavam a presença de seres humanos. Desta forma, apoiando-se nos referenciais metodológicos de Fiorin (2016), e da Orlandi (2015), foi empregada a técnica de análise de discurso. Os resultados permitiram a identificação de apenas duas possibilidades de gênero: feminino e masculino. Corroborando para o pensamento que enfatiza uma concepção binária e, também, a subordinação feminina. Em consonância com os propósitos deste trabalho, utilizaram-se teorias estudadas por Beauvouir (2016), Louro (2014) e Butler (2015). Espera-se, com este estudo, incentivar docentes a pesquisarem sobre ensino de Ciências, gênero e avaliação
- ItemResgate histórico da educação municipal paulistana e seu atual currículo de ciências da natureza(IFSP, 28/10/2018) Rocha, Francisco Ernesto Xavier da; Cintra, Elaine PaviniCom este trabalho pretende-se resgatar e investigar o histórico da rede municipal de ensino do município de São Paulo (RME-SP), com ênfase no currículo de ciências da natureza, a partir da perspectiva de José Gimeno Sacritán com as atividades, âmbitos e dimensões do currículo; Tomaz Tadeu da Silva, tratando das teorias de currículo e Ivor Goodson, discutindo questões históricas, políticas e de poder numa pesquisa qualitativa, a partir de documentos federais e municipais. Buscou-se, nessa investigação verificar indícios do currículo proposto e prescrito no ensino de Ciências da Natureza e dentro dele, aspectos da Educação em Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), utilizando a taxonomia das autoras, canadenses Pedretti e Nazir com suas seis correntes em Educação CTS, bem como a das brasileiras Strieder e Kawamura, com seus três parâmetros e propósitos em Educação CTS. Para isto, o trabalho traz um olhar sobre o que viria a ser o currículo, seu histórico e teorias curriculares, assim como os termos Cidadania; Planificação; Planejamento escolar; Plano de Ensino; Plano de Aula e também Ciência, tecnologia, sociedade (CTS). Além disso, estudaram-se os documentos referentes ao histórico da RME-SP, alguns relativos à educação, de modo geral, elaborados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e os pertinentes ao ensino de Ciências da Natureza de duas das oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) e em outras bases de dados desta rede de ensino. O período estudado abarca toda a existência desta rede de ensino que possui um total 4380 instituições de ensino dos diversos níveis de ensino, sendo uma das maiores da América Latina. Com este resgate da história da RME-SP pretendeu-se conhecer as linhas gerais das políticas públicas implementadas e correlacioná-las às propostas curriculares para o ensino de ciências da natureza, com ênfase na proposta que vigora neste momento. Tendo como base esse estudo, procurou-se compreender a associação, neste contexto, das ideologias e poderes dominantes, tendo como base documentos federais e municipais. Buscou-se nessa investigação, verificar o tipo de cidadão a ser formado, a realidade em que estes fatos ocorreram e também as forças que atuaram na construção do currículo proposto para o ensino de Ciências da Natureza paulistano
- ItemSaberes docentes para o trabalho com educação científica na educação infantil : ampliando as aprendizagens das crianças(IFSP, 15/08/2016) Ferreira, Bernadete Magda Granado; Marques, Amanda Cristina Teagno LopesEste trabalho tem como principal objetivo refletir sobre os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com educação científica desde a Educação Infantil. Tratando-se de crianças pequenas, a aproximação com o conhecimento científico deve considerar as características próprias das crianças e suas infâncias. Dessa maneira, o problema de pesquisa assim se anuncia: Quais são os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com a educação científica no contexto da Educação Infantil? A metodologia proposta é o estudo de caso (YIN, 2001) e os procedimentos para coleta de dados utilizados foram: observação da prática pedagógica de professores polivalentes, entrevista com os professores, coordenação e direção da escola pesquisada e análise dos documentos produzidos por este agrupamento. Como referencial teórico sobre formação de professores e saberes da docência recorreremos a Freire (1996), Oliveira-Formosinho (2002) e Pimenta (1999); Arce et al (2011), Bizzo (2009), Cachapuz et al (2005), Carvalho e Gil-Pérez (1998), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) nos ajudam com as reflexões necessárias sobre a educação científica, e para compreendermos melhor a função social da Educação Infantil, além de Barbosa (2009) e Bujes (2001), utilizamos a legislação que regulamenta esta modalidade de ensino, bem como outros documentos oficiais que debatem o currículo proposto a essa etapa da escolaridade. Como resultado, indicamos que para constituição de trabalho que atenda às particularidades da Educação Infantil e aos modos próprios de produção do conhecimento científico, a formação de professores de Educação Infantil deve levar em conta a constituição de saberes sobre a criança, as infâncias e sobre a função social da Educação Infantil; para compreenderem como se investiga nas ciências, a constituição de saberes do pensar científico; e, finalmente, para romper com práticas cristalizadas e estabelecer novo modo de pensar, agir e trabalhar (CACHAPUZ et al, 2005) e também para constituírem sua identidade de professor de Educação Infantil, os saberes pedagógicos. Consideramos esses saberes necessários à construção de práticas que possibilitem a promoção da educação científica também no contexto da Educação Infantil, sem com isso descaracterizá-la
- ItemTerrário como modelo científico investigativo no ensino de ecologia(IFSP, 2021-12-10) Figueiredo, Aline Oliveira; Perticarrari, AndréAs Ciências representam um conjunto de disciplinas que tem por característica a investigação, embora alguns fenômenos não possuam a capacidade de visualização, que acaba por necessitar da ajuda de algum recurso didático como o uso de modelos. O uso do modelo didático representa e até mesmo simula uma realidade, e no caso do terrário abre possibilidades para interferências que corroboram com o ensino investigativo. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa descritiva, de cunho exploratório, cujo objetivo foi diagnosticar as percepções dos alunos sobre conceitos de ecologia durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino com abordagem investigativa - SEI, utilizando um terrário como modelo didático científico, além de analisar a relação entre modelagem e epistemologia. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do curso Etim em Meio Ambiente, em uma Etec no município de Jacareí-SP. A SEI foi organizada em três etapas de ensino: a modelagem do terrário, a atividade de experimentação e observação dos resultados, e a conclusão. Durante a SEI, a turma foi organizada em quatro grupos, em que cada grupo recebeu um dos seguintes temas: efeito estufa, chuva ácida, fotossíntese e sucessão ecológica. As aulas foram gravadas e transcritas, e os alunos confeccionaram diários de bordo, gerando dados posteriormente categorizados e analisados de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Nas análises, percebeu-se que as etapas utilizadas pelos alunos fazem parte do “fazer ciência”, pois incluíram: identificação de problemas, discussões, criações, refutações de hipóteses, testagens e conclusões acerca do problema identificado. Essas etapas compõem tanto o processo de construção do conhecimento científico como a manifestação das inteligências múltiplas definidas por Gardner, tais como: a verbal linguística, durante a discussão e debate; a espacial, quando o aluno percebe o terrário como um ambiente reduzido; a interpessoal, a relação com os colegas; a corporal-cinestésica, quando o aluno percebe o aumento de temperatura sem uso do termômetro. De posse de todos os resultados e suas respectivas análises, percebeu-se que o terrário se comporta como um modelo analógico com abordagem semântica, possuindo semelhanças com um ecossistema, sendo denominado, por vezes, como um miniecossistema, além de permitir o processo de teorização. Como produto educacional, a partir dos dados coletados, foi desenvolvida uma sequência didática para apoio do professor no uso do terrário como modelo.
- ItemTHA: análise de uma proposta de ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus a partir de experimentos de física no ensino fundamental.(IFSP, 2021-03-26) Cavalcanti, Winderson Ribeiro; Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deO presente trabalho buscou analisar uma proposta de ensino e os possíveis caminhos das aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Educação Básica de uma escola pública, relativo ao tema funções polinomiais de 1º e 2º graus, empregando como recurso didático, experimentos de Física, bem como analisar as potencialidades, contribuições e desafios ao ensino da Matemática, encontrados ao usar experimentos de outra área de conhecimento para seus conteúdos. Entende-se que esta pesquisa contribui para o ensino da Matemática à medida em que pôde proporcionar ao professor uma possibilidade de discutir, de forma interdisciplinar, um tema prescrito nos documentos orientadores do currículo escolar, assim como pode permitir aos docentes reflexões sobre uma alternativa de prática de ensino. A pesquisa possui um caráter qualitativo e quanto aos seus procedimentos e do tipo pesquisaação, e se fundamenta sobre os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Trajetória Hipotética de Aprendizagem de Simon, sob uma perspectiva construtivista para o ensino da Matemática. Respalda-se na metodologia da análise de conteúdo para interpretação e análise dos dados coletados, por meio de quinze intervenções didáticas nas aulas de Matemática, totalizando 30 horas-aula, de duasturmas do ano/série escolhidos para o respectivo estudo. Os dados coletados são originários dos registros dos estudantes, distribuídos em Grupos A e B e do professor pesquisador, que buscou apresentar como principais resultados desta pesquisa: i) a potencialidade de garantir o desenvolvimento das aprendizagens de funções polinomiais utilizando experimentos de Física; ii) a proposição de alterações possíveis e necessárias na proposta inicial de trajetória hipotética de aprendizagem, empenhando-se em adequar seu alcance ao público que foi destinado, culminando na apresentação de uma trajetória hipotética de aprendizagem final, analisada, avaliada e comentada na forma de produto educacional do presente estudo.
- ItemTrajetórias hipotéticas de aprendizagem e sua interlocução com os conhecimentos didático-matemáticos para o ensino da matemática: desafios e possibilidades vivenciadas por uma professora pesquisadora(IFSP, 2022-06-24) Moreira, Glaucia Marins; Ribeiro, Rogério MarquesEste estudo teve, como objetivo, investigar e analisar os desafios e possibilidades de uma professora pesquisadora durante a elaboração e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) junto a uma turma de estudantes do Ensino Técnico Integrado à Administração. As ações e reflexões da professora pesquisadora, durante a elaboração e aplicação das tarefas articuladas com a THA, foram analisadas a partir dos conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por ela, considerando o modelo do Conhecimento DidáticoMatemático, proposto por Juan D. Godino. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cujos dados foram produzidos por meio do registro em áudio das aulas ministradas e pelo uso do caderno de anotações. Pode-se concluir que essa investigação possibilitou a identificação de diferentes desafios vivenciados pela professora pesquisadora em sua prática docente na elaboração e no desenvolvimento da THA, mas também possibilitou identificar as contribuições que essa ação trouxe para a prática docente dela. Destaca-se que a partir das reflexões realizadas pela professora pesquisadora, foi elaborado, como Produto Educacional, um material que é caracterizado como um relatório reflexivo. Temse a expectativa de que este material possa contribuir para reflexões no campo da formação de professores, a partir das reflexões ali destacadas acerca dos caminhos trilhados durante a realização de uma pesquisa-ação para a construção da dissertação, elaborada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP/Campus São Paulo.
- ItemUm estudo das representações sociais sobre a automatização da coleta de dados no laboratório didático de física durante a formação docente(IFSP, 2021-12-17) Andrade, Adriana de; Corrallo, Marcio ViniciusEsta dissertação apresenta um estudo sobre as Representações Sociais de professores e estudantes de cursos de formação docente realizados em uma Instituição Pública de Ensino Superior. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria do Núcleo Central de JeanClaude Abric, a qual se respalda na Teoria das Representações Sociais de Moscovici. A coleta de dados foi estruturada pela associação livres de palavras, tendo como termo indutor a automatização da coleta de dados, seguida da hierarquização e justificativa dos termos evocados. Participaram 55 respondentes, dentre eles, professores universitários, professores da educação básica, estudantes e egressos de cursos de licenciatura em física. Os dados foram processados pelo software Iramuteq, para a indicação da saliência por meio da análise prototípica. As análises apontaram os termos “agiliza_processos”, “dados_precisos” e “arduino” como possíveis candidatos a ocuparem o núcleo central da representação, demonstrando que o grupo não apresenta resistência, no entanto, percebe a automatização para benefício próprio. O produto educacional desta pesquisa foi um curso de extensão, intitulado “Arduino como recurso didático ao ensino de física”. O resultado do curso de extensão demonstrou que os professores se apropriaram da linguagem de programação, de modo a conseguirem manipular o Arduino, uma vez que, no projeto final, foram estruturados com o Arduino físico 6 projetos, e 5 projetos foram estruturados na plataforma TinkerCad, demonstrando que os professores na condição de cursistas conseguiram articular as leis da física com o Arduino. Outro resultado complementar foi obtido utilizando o indicador de centralidade de autovetor (Eigenvector Centrality), que mostrou o nó “agiliza_processo” como o nó de maior importância na rede, indicando que a automatização da coleta de dados para estes grupos tem cunho demonstrativo e/ou verificador. Por fim, ressaltamos a necessidade de novas pesquisas que possam ampliar a discussão sobre o entendimento dos professores em relação à automatização da coleta de dados no laboratório didático de física.
- ItemUtilizando o Arduino como atividade aberta de investigação e experimentação matemática para o ensino de conceitos de matrizes(IFSP, 25/04/2017) Silva, Fábio Anderson de Assumpção; Baroni, Mariana Pelissari Monteiro AguiarHá tempos o ensino de Matemática vem sendo investigado e estas investigações demonstram que o mesmo deve ser feito de modo criativo, envolvendo o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), como também a investigação e experimentação matemática como processo de aprendizagem, tornando o estudante protagonista do processo. Esta pesquisa apresenta as possibilidades e limites na utilização do Arduino como ferramenta de ensino de matrizes. Para aplicar esta pesquisa, coletar e analisar os dados, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 2º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Eletrônica do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus São Paulo) no ano letivo de 2016. Com os resultados obtidos na finalização deste trabalho, observamos que houve a aprendizagem dos conceitos inicias de matrizes, bem como das operações de adição e subtração, deixando uma nova proposta para a aplicação da multiplicação de uma matriz por um escalar e a multiplicação de matrizes. Acreditamos que este trabalho contribui para a produção teórica e práticas pedagógicas relacionadas ao tema, como também a produção de um roteiro de ensino de matrizes utilizando o Arduino. Disponibilizamos os códigos-fonte de cada uma das aplicações e os deixamos no modelo open-source para que qualquer pesquisador ou professor que queira utilizá-lo tenha total liberdade para realizar quaisquer modificações ou implementações que achar necessária e assim, manter esta pesquisa viva, compartilhada e dentro da inteligência coletiva