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Navegando Teses e Dissertações por Campus "SERTÃOZINHO"
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- ItemA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional : proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-02-28) Lisauskas, Fabio Ferrite; Mossin, Dr. Eduardo AndréA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo é tarefa interdisciplinar, envolvendo mais diretamente conhecimentos da matemática financeira, Gestão e Economia. Do ponto de vista da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata-se de conteúdo politécnico, que se aplica às diferentes tecnologias produtivas na avaliação de alternativas de alocação do capital disponível para investimento das organizações, e oportuniza o uso da matemática financeira no contexto empresarial ao nível do Ensino Médio. Na dinâmica do capitalismo contemporâneo, as atividades produtivas sofrem a ameaça crescente da financeirização da economia, com a emergência de opções financeiras para valorização do capital que têm apresentado atratividade crescente em relação às alternativas de alocação produtiva. Paralelamente, a inovação tecnológica contemporânea tem se voltado à automação de processos produtivos, diminuindo a dependência de mão de obra para a produção de bens e serviços a atenderem as diferentes necessidades humanas. A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo se torna um conteúdo que pode problematizar essas ameaças ao mundo do trabalho em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI), fortalecendo a formação omnilateral dos alunos, em integração curricular do trabalho, da ciência e da cultura. Para isso, um direcionamento específico do trabalho didático precisa ser planejado, no que o Produto Educacional desenvolvido por esta pesquisa vem a auxiliar. O trabalho se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em EPT. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e avaliar um roteiro didático para o ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico do EMI. Um Produto Educacional que procura contextualizar o uso da matemática financeira em âmbito organizacional, trabalhar a modelagem em planilha eletrônica e fortalecer a formação omnilateral dos estudantes. O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, seguindo métodos de avaliação de novos produtos educacionais e que envolveu a aplicação de uma Oficina elaborada a partir de uma primeira versão do Roteiro. Ocorrida no Câmpus Sertãozinho do IFSP, a aplicação do Produto com nove alunos do EMI gerou evidências para a avaliação do Roteiro inicial a partir da observação pelo pesquisador e dos questionários respondidos pelos alunos participantes e pelo docente que aplicou a Oficina. A versão final do Roteiro, consolida um conjunto de orientações, possibilidades e conteúdos voltados ao ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico e de formação omnilateral no EMI. O Roteiro está estruturado a partir dos seis tempos curriculares propostos por Marise Ramos para o EMI (problematização, instrumentalização, experimentação, orientação, sistematização e consolidação) que incorporam proposições da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. Uma proposta de ensino a ser adotada por quem se abra a uma experimentação responsável da inovação curricular no Ensino Médio, encontrando no EMI um contexto escolar privilegiado para avanços de aplicação da matemática financeira em âmbito empresarial e no qual a interdisciplinaridade envolvida na avaliação econômica dos investimentos produtivos pode contribuir para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemA leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral : proposta de formação de professore(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-09-17) Freitas, Selma Amaral de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa, de natureza qualitativa – vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) –, parte das seguintes questões: como professores concebem o ensino de literatura e leitura no Ensino Médio Integrado? Que lugar ocupa o ensino da leitura de romances, na sala de aula, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa? Qual a relevância da leitura de romances na promoção de uma formação humanizadora e integral? Como um produto educacional, baseado em atividades voltadas para uma formação humanizadora, poderia subsidiar o docente no ensino da leitura do romance na sala de aula? Na tentativa de responder a esses questionamentos e com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o ensino de literatura e o papel da leitura de romances no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, realizou-se uma coleta de dados, por meio de entrevista narrativa a professores de Língua Portuguesa de cinco câmpus do Instituto Federal São Paulo, em que se constatou que não somente a leitura de romances, mas, também, a leitura literária tem sido deixada à margem nas aulas de literatura, que têm se dedicado à historiografia e aos movimentos de época. A teoria que embasa a pesquisa parte de concepções e legislações que defendem o caráter humanizador sobre o qual deve fundar-se a Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio Integrado, além da compreensão a respeito dos conceitos de literatura e a reflexão acerca da leitura de romances como um direito humano a ser garantido aos estudantes. Após análise dos dados, elaborou-se um Produto Educacional configurado como uma proposta de formação de professores com foco na leitura de romances e constituído de sugestões de atividades de leitura e análise do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto – baseada no dialogismo bakhtiniano e no letramento literário – como um modelo didático a ser desenvolvido em sala de aula. A aplicação da proposta de formação de professores ocorreu por meio de um curso de extensão EaD, oferecido a docentes e licenciandos de Língua Portuguesa e outras áreas, vinculado ao IFSP, por meio da plataforma Moodle. Como resultado, constatouse que o curso supre a carência da formação inicial em modelos de leitura de romances durante as aulas, além de ter promovido um espaço para a discussão entre os pares durante a imersão nas atividades propostas. Observou-se, após a coleta, análise dos dados e a aplicação do Produto Educacional, que os romances não ocupam centralidade nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, os docentes entendem a necessidade da introdução desse gênero nas aulas por ser um meio de promover a formação humanizadora e integral dos estudantes.
- ItemA aprendizagem baseada em projetos e o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação profissional e tecnológica: desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática(2020) Abado, Lucas Luz; Vieira, Amanda RibeiroNeste trabalho, propõe-se uma sequência didática que incorpora o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras da Aprendizagem baseada em projetos. A investigação foi realizada na modalidade de Aprendizagem Industrial no curso intitulado ?Auxiliar de Linha de Produção? do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ? SENAI ?Henrique Lupo? (Araraquara - SP). Após a elaboração da sequência didática, sua aplicação buscou estimular nos estudantes o desenvolvimento do trabalho colaborativo, além da elevação do nível do letramento digital nos participantes. Neste percurso optou-se pela metodologia da Pesquisa Participante no desenvolvimento do trabalho, já que o pesquisador estaria envolvido diretamente com os pesquisados.
- ItemAs concepções de docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para a integração curricular(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-23) Pereira, Alessandra Vetorelli; Reis, Márcio José dosO presente trabalho, intitulado ?As concepções de docentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para integração curricular?, se desenvolveu na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) relacionada com a pesquisa de formação integrada e a possibilidade de ocorrência de currículo integrado no curso em que ocorreu a coleta de dados para a investigação. O objetivo geral foi estudar as concepções dos docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre a formação integrada e relacioná-las com as bases teóricas da EPT. A pesquisa ocorreu por meio de entrevistas e do processo de elaboração do curso de geleia de acerola como forma de articular os conteúdos e promover formação integral. Os participantes da pesquisa foram os docentes que atuam em um curso técnico e contribuíram por meio de relatos nas entrevistas e na construção do curso de geleia. Este, além de ser dado de pesquisa, culminou no Produto Educacional que foi elaborado contendo uma sequência de ensino para auxiliar docentes da área de ensino integrado a realizarem outros trabalhos com integração curricular visando formação humana, crítica e emancipadora dos estudantes. De forma geral, os docentes que participaram da pesquisa defendem a importância de formação integrada, porém assumem que não possuem formação adequada para terem os conceitos fundamentais e fazerem integração, não estão planejando de forma coletiva e não articulam os conteúdos entre os componentes curriculares, fato que também pode ser verificado no projeto pedagógico do curso
- ItemDesenho técnico mecânico: utilização de massa de modelar na aprendizagem das vistas ortogonais visando à formação politécnica no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 27/07/2020) Damião, Marcelo Santos; Menin, Olavo HenriqueAtualmente, o mundo do trabalho necessita de profissionais que, além das capacidades tecnológicas e científicas, tenham também domínio em comunicação, cultura, moral e envolvimento social, isto é, ter formação politécnica. É notório que, ao ingressar no Ensino Médio Integrado, os alunos matriculados na disciplina de Desenho Técnico apresentem dificuldades na interpretação de vistas ortogonais, principalmente devido à pouca habilidade de visualização espacial desenvolvida no ensino fundamental, podendo prejudicá-lo em sua formação politécnica plena. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com a formação politécnica do estudante, um dos pilares da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), aprimorando sua habilidade para desenhar e interpretar desenhos técnicos. Para isso, desenvolveu-se um Produto Educacional constituído por uma sequência didática sobre as vistas ortogonais, que envolve a manipulação de massa de modelar combinada com o uso de softwares de desenho técnico. Para avaliar o produto, a sequência foi aplicada na disciplina de Desenho Assistido por Computador (DAC) do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Avaré. Os dados foram coletados por meios de questionários e das atividades desenvolvidas pelos estudantes e trabalhados quanti-qualitativamente à luz das teorias cognitivas de ensino-aprendizagem, em consonância com o intenso uso de habilidades cognitivas complexas exigidas no desenho técnico. Por fim, a análise dos resultados constatou a relevância da sequência didática, pois fortaleceu, por exemplo: autonomia, autoconfiança, criatividade, a crítica e a compreensão da importância do desenho técnico mecânico tanto para sua vida profissional com pessoal. Assim, nossa proposta de Produto Educacional é viável para o Ensino Médio Integrado, não somente para a aprendizagem das vistas ortogonais no desenho técnico mecânico, como também contribuir para a formação politécnica do aluno.
- ItemDesenvolvimento de vídeos como recurso didático para o ensino de lógica de programação aplicado na EJA com foco na formação omnilateral(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-08-31) Nascimento, Eliezer Ricardo do; Duarte Filho, Nemésio FreitasHistoricamente a educação profissional teve sua finalidade voltada à qualificação de mão de obra, em detrimento da formação científico-tecnológica e os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. A proposta do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada à Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Sertãozinho, busca a formação técnico-científica, e tem como objetivo formar trabalhadores para além do mercado de trabalho. O curso enfrenta vários desafios tais como: evasão, desmotivação, ausências, entre outros. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas, estimulantes e com formação científica, reconhecendo o conhecimento social e do trabalho, o uso da tecnologia é uma alternativa relevante. Desta forma, o presente trabalho, foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar vídeos didáticos para uso na disciplina de Lógica de Programação, com o uso de uma didática que associe vídeos aos conceitos de algoritmo em uma perspectiva omnilateral, relacionando a área técnica com algumas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de algumas competências do curso Técnico em Mecânica e o cotidiano do público da Educação de Jovens e Adultos – EJA, proporcionando um recurso educacional complementar à formação dos alunos. Os vídeos utilizados expressam situações do cotidiano e do trabalho destes alunos, evidenciando algoritmos para resolução de problemas. A pesquisa é classificada como qualitativa, de natureza aplicada, fazendo uso de alguns recursos quantitativos, com objetivo explicativo, aplicando o procedimento em estudo de caso e utilizando uma revisão bibliográfica. Para validação, o Produto educacional foi aplicado no segundo ano do curso Técnico em Mecânica na Modalidade Integrada EJA, e, de forma complementar, foi aplicado um questionário aos docentes da área de tecnologia, e assim concluindo a coleta de dados através de formulário on-line. Os resultados obtidos permitiram considerar que o produto educacional pode motivar os alunos e auxiliar na compreensão dos conceitos básicos da Lógica de Programação em um contexto omnilateral.
- ItemEnsino de empreendedorismo na educação profissional e tecnológica: proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-05-28) Prado, Camilo Oliveira; Dias, André LuísA aprendizagem baseada em empreendedorismo é proposta para cursos técnicos integrados ao ensino médio de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cujos alunos têm entre 14 e 18 anos de idade. Adotando-se como referencial teórico o conceito de educação profissional e tecnológica, realiza-se uma análise da legislação federal de empreendedorismo, uma revisão bibliográfica de ensino de empreendedorismo e uma classificação de livros didáticos de empreendedorismo. Um dos resultados aponta que a legislação, a pesquisa acadêmica e os materiais didáticos de empreendedorismo tratam o empreendedorismo como uma atividade prática da vida adulta e fomentam um ensino de empreendedorismo que têm como público predominante o estudante universitário; outro resultado consiste na descoberta de experiências marginais a esse modelo de ensino de empreendedorismo. Os resultados são explorados para o desenvolvimento e validação de um produto educacional em formato de ebook, cuja proposta, chamada aprendizagem baseada em empreendedorismo, transforma o empreendedorismo em fonte de ferramentas de ensino e aprendizagem das matérias escolares. A avaliação do ebook por professores de cursos técnicos integrados ao ensino médio permite sustentar que a aprendizagem baseada em empreendedorismo é plausível na prática, inaugura oportunidades de pesquisa, contribui para o aperfeiçoamento da educação profissional e tecnológica e serve como conceito explicativo de experiências de ensino de empreendedorismo alternativas ao modelo dominante nas universidades.
- ItemEnsino médio integrado: uma proposta para agregar o ensino do gênero memórias literárias a uma reflexão sobre o trabalho na modalidade PROEJA(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-11-30) Figueiredo, Ana Carolina Steffen; Reis, Márcio José dosA dissertação foi escrita a partir de uma pesquisa em ensino na área de educação profissional e tecnológica. O objetivo central da pesquisa foi a criação e aplicação de um produto educacional (PE) para contribuir com o ensino na área de educação profissional, realizada em um curso de ensino médio integrado (EMI), na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA). Outros objetivos foram: pesquisar como o mundo do trabalho é abordado nas diferentes disciplinas pelos professores e fornecer elementos que favoreçam agregar a história de vida dos sujeitos ao ensino na modalidade de educação de jovens e adultos. O PE criado foi intitulado Educação para o trabalho e memórias literárias: uma sequência didática para alunos do PROEJA e consiste em um material educativo que apresenta uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero textual memórias literárias amalgamadas ao desenvolvimento de reflexões sobre o trabalho, destinado aos professores de Língua Portuguesa dos cursos de EMI na modalidade PROEJA. Os objetivos do PE podem ser apontados de acordo com as duas partes que compõem o material. Os objetivos da primeira parte são: ofertar uma proposta de SD aos professores que tem como objetivo ensinar aos estudantes de EMI na modalidade PROEJA o conceito do gênero memórias literárias ao mesmo tempo em que introduz a compreensão do trabalho de acordo com os pressupostos teóricos da EPT. O objetivo da segunda parte é apresentar aos professores um texto sintético com teorias que explicam o conceito de trabalho em EPT que a SD pretende iniciar nos estudantes. Para alcançar os objetivos pretendidos pela pesquisa, o procedimento utilizado para o desenvolvimento foi pesquisa-ação. A abordagem do problema de pesquisa foi qualitativa e o tipo de pesquisa desenvolvido foi descritivo. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de hermenêutica dialética, de Minayo. Como resultado conclui-se que a pesquisa atingiu os objetivos esperados, pois a partir do que foi observado nas rodas de conversas e nas manifestações, o gênero textual memórias literárias tornou-se conhecido dos estudantes, os estudantes refletiram sobre o trabalho e trouxeram para sala de aula suas vivências.
- ItemExpressões do movimento estudantil secundarista no ensino médio integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 25/09/2020) Reis, Jeniffer Fernanda Ferreira da Silva dos; Pantoni, Rodrigo PalucciPara a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa junto ao Movimento Estudantil (ME) Secundarista de uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi feito com os estudantes gremistas dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Câmpus Sertãozinho. Foram registradas vivências, experiências e expressões no que se refere ao ME junto aos estudantes gremistas para conhecer os desafios desses sujeitos enquanto jovens estudantes, relacionando suas expressões à conjuntura apontada pelo levantamento teórico. A coleta de dados se deu por meio das ferramentas metodológicas: observação participativa, entrevistas, escritos produzidos pelos gremistas na aplicação do Produto Educacional e questionário. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo em uma perspectiva temática, tendo em vista o seu teor qualitativo. Com base nos dados coletados e na análise realizada, foi elaborado um Produto Educacional, denominado ?Roteiro para a Roda de Conversa - Expressões do Movimento Estudantil Secundarista?. A proposta visou promover a construção e reconstrução de sentidos entre os participantes em torno das temáticas do movimento estudantil secundarista, a partir da discussão de elementos relevantes, em um processo dialógico, no qual os participantes pudessem relacionar as temáticas propostas com suas vivências e saberes prévios e ainda estabelecer relações com a sociedade e as práticas sociais. Também visou contribuir para os estudos referentes ao Movimento Estudantil Secundarista, valorizando a perspectiva dos jovens. Para avaliação do Produto Educacional foram aplicados questionários, cujas informações coletadas foram também compiladas utilizando a técnica de análise de conteúdo na perspectiva temática. Como resultado, constatou-se que os jovens valorizam o Movimento Estudantil como espaço educativo e de diálogo, capaz de contribuir para a escola e a formação crítica, mas que, infelizmente, na perspectiva deles, falta tempo e espaço para estas experiências no cotidiano escolar.
- ItemA formação do técnico em edificações no ensino médio integrado numa perspectiva omnilateral: como a Geografia pode contribuir(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Andrade, João Márcio Santos de; Reis, Márcio José dosEsta dissertação aborda o processo de construção e aplicação do produto educacional, materializado em uma maquete codificada para o ensino de Edificações, onde o ensino de Geografia se constitui como foco principal do trabalho, cujo objetivo é desvelar como este componente curricular pode contribuir para a formação do técnico em Edificações, na modalidade Ensino Médio Integrado, numa perspectiva omnilateral. Norteada por uma pesquisa exploratória e de campo, dos documentos e dos sujeitos envolvidos na problemática, no Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo; o produto educacional foi concebido e desenvolvido ativamente por cada sujeito da pesquisa (o pesquisador, o professor de Geografia, a professora de Maquetes e a turma do 2º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações) de acordo ao seu momento de atuação. O produto educacional criou forma através de uma sequência didática em quatro fases, planejada pelo pesquisador e os docentes envolvidos; e antecedida pela apresentação da pesquisa pelo professor de Geografia à turma, cujo foco foi implantar o espírito da curiosidade científica.
- ItemHistórias em quadrinhos e ensino médio integrado: possibilidades para a formação politécnica na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Domingues, Marcelo de Godoy; Piunti, Juliana Cristina PerlottiEssa dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) apresenta dois momentos da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ? IFSP/Câmpus São Carlos, tendo como objetivo, a partir das bases conceituais e do referencial teórico da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva crítica, buscar uma formação integral visando a politecnia. Os resultados demonstraram que, apesar dos potenciais da filosofia como disciplina básica problematizadora e das histórias em quadrinhos como recurso didático para tal, tornaram-se necessários os saberes específicos de outras áreas do conhecimento. Isso possibilitou uma visão não fragmentada da realidade e um distanciamento do saber do senso comum, no qual são os docentes de cada disciplina quem detém tais conhecimentos, sendo necessário um projeto integrador que envolva diversos profissionais comprometidos com os objetivos buscados. Por fim, ao apontar os limites do projeto de ensino, abriram-se possibilidades para novas perspectivas em busca da integração curricular pelas histórias em quadrinhos, visando uma formação crítica e integral necessárias para se alcançar a politecnia e outro modelo de sociedade.
- ItemInclusão de surdos na educação profissional e tecnológica por meio de vídeo instrucional(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-05) Souza, Keller Batista de; Gouveia, Riama CoelhoA comunidade surda nos últimos anos tem travado uma luta pelo direito à oferta de uma educação que contemple suas necessidades linguísticas e culturais. Apesar das leis que garantem a inclusão linguística do aluno surdo em escolas inclusivas, na prática o aluno surdo sofre com a falta de recursos pedagógicos e preparação por parte das escolas em suas necessidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, teve como objetivo geral contribuir para a efetiva inclusão do aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica - EPT por meio de um vídeo instrucional. Para atingir o objetivo geral, o presente estudo teve como objetivo específico desenvolver um estudo de caso sobre os benefícios da produção de um vídeo de introdução à HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto") elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, e avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. No processo de pesquisa foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados a docentes da EPT e entrevista com alunos surdos; os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram a falta de adequação das instituições de ensino envolvidas na pesquisa para a recepção dos estudantes surdos, especialmente no que trata dos recursos didáticos destinados a esse público e, por outro lado, demonstraram que as técnicas visuoespaciais empregadas no vídeo favoreceram a inclusão do estudante surdo na educação profissional e tecnológica, contribuindo tanto para a aprendizagem dos conteúdos específicos quanto para o desenvolvimento de sua autonomia.
- ItemIntegração curricular e formação integral a partir do filme clube de compras dallas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-02-21) Oliveira, Fabíola Silva de; Calefi, Paulo SérgioNeste trabalho é relatada a estruturação e a aplicação, por um grupo colaborativo, e a avaliação de uma sequência didática elaborada a partir do filme Clube de Compra Dallas com o objetivo de propiciar a integração curricular e promover a formação integral em um Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Para a estruturação curricular foram considerados os aportes teóricos da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e algumas estratégias de ensino-aprendizagem foram inspiradas na Aprendizagem Baseada em Problemas com lastros da Aprendizagem Significativa. Assim, a proposta de ensinoaprendizagem (sequencia didática), elaborada após várias reuniões do grupo colaborativo, consiste em três etapas, sendo a primeira e a terceira integradoras, ou seja, foram desenvolvidas com todos os estudantes e professores em um mesmo ambiente, enquanto que na segunda, cada professor trabalhou os conteúdos separadamente, usando as metodologias e estratégias que julgou mais pertinente. A primeira etapa consistiu na aplicação de uma questão norteadora que foi discutida em grupos de estudantes com tutoria dos professores e seguida de apresentação para a turma toda. Ainda nesta etapa os grupos de estudantes são informados da atividade que deveriam elaborar para apresentar na terceira etapa. As aulas da segunda etapa objetivaram estimular e amparar os estudantes para um melhor entendimento da situação inicial e também para a elaboração das conclusões que foram apresentadas na terceira etapa. O objetivo da aplicação da atividade foi investigar suas potencialidades para a promoção da Integração Curricular e da Formação Integral dos estudantes do quarto ano do Curso de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, envolvendo, para isto, as disciplinas de Filosofia, Gerenciamento Ambiental e Química Farmacêutica. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com os procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante com registro em diário de bordo e gravação de vídeo e entrevista semiestruturada. Todos os dados foram analisados pelo método hermenêutico-dialético e os resultados possibilitaram a inferência de que a sequência didática apresentou grande potencial para a promoção da integração curricular e da formação integral dos estudantes.
- ItemIntegração curricular em um curso de aprendizagem industrial: desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre a organização dos poderes no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 28/08/2020) Silva, Priscila Martins da; Vieira, Amanda RibeiroEsta pesquisa amparada nas bases conceituais da EPT versou sobre a criação e aplicação de um produto educacional no formato de uma sequência didática, com o objetivo de ser aplicado com duas turmas do curso de Aprendizagem Industrial ? Assistente Administrativo do SENAI/SP. A legislação brasileira dispõe que um dos objetivos da educação é o preparo para o exercício da cidadania. Nesse contexto, um projeto que aprofunde o ensino sobre a Organização dos Poderes no Brasil, apontando as atribuições dos membros eleitos do Poder Executivo e Legislativo das esferas federal, estadual e municipal visa possibilitar aos alunos que se apropriem de um conteúdo para a prática efetiva da cidadania. A integração curricular idealizada neste projeto, através das unidades curriculares, Comunicação e Redação Empresarial e Administração de Recursos Humanos contribuiu para que houvesse um diálogo entre as disciplinas de formação geral e de formação técnica, subsidiando uma sequência didática que tem por finalidade a formação integral do educando. A busca por uma formação integral consiste na construção de um currículo que articule e integre os saberes e apesar de ser um movimento difícil, ele é necessário. O produto educacional construído no Mestrado Profissional ProfEPT foi avaliado com os alunos participantes deste projeto por meio da aplicação de questionários diagnósticos e uma redação sobre a temática abordada em sala de aula. A análise e discussão dos dados obtidos durante o processo avaliativo permite dizer que a aplicação do produto educacional foi bem-sucedida, pois a sequência didática proporcionou conscientização política e contribuiu para a autonomia e emancipação dos jovens aprendizes. A pesquisa realizada não pretendeu exaurir todas as perspectivas frente ao tema, porém acredita-se no seu potencial como um possível modelo de ação para outros pesquisadores, pois ao compreender os ditames e o funcionamento da sociedade os estudantes adquirem uma visão crítica da realidade e podem intervir na transformação da sua própria história
- ItemProdução e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Akita, Tieko; Oliveira, Ricardo Castro deA pesquisa foi realizada no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e contou com a colaboração dos alunos do Ensino Médio Integrado e de professores e profissionais da área da educação. O objetivo do estudo foi promover a discussão e a sensibilização dos estudantes a respeito do bullying por meio da elaboração e exibição dos podcasts pautados na concepção do Ensino Médio Integrado em uma escola de Educação Profissional Tecnológica. Inicialmente, foram entrevistados os profissionais do setor sociopedagógico para abordar o bullying na instituição. A seguir, aplicou-se o Questionário A para levantar o perfil dos estudantes na dinâmica do bullying. No momento seguinte, iniciou-se a gravação dos áudios dos alunos e dos professores convidados para elaboração do produto educacional ? Podcast. Posteriormente, houve uma intervenção junto aos alunos para discutir interação social e produtos educativos, ocasião em que foram exibidos os podcasts e aplicado o questionário B. Optou-se pelo podcast como produto educacional por apresentar recursos audiovisuais que são instrutivos e de fácil compreensão pelo receptor, além de ser acessado pelo computador pessoal ou pelo dispositivo móvel, a qualquer hora, em qualquer lugar, e, principalmente, porque permitiu a participação de todos os alunos como protagonistas. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois houve redução nos índices de intenção: de praticar o bullying, sofrer o bullying e não pedir ajuda, observar o bullying e não denunciar o ato, bem como o crescimento da taxa de intenção de denunciar o ato de violência. Além da sensibilização dos alunos em relação ao bullying, os Podcasts promoveram a autoestima, a autoconfiança e estimulou a reflexão nos alunos participantes.
- ItemProjeto integrador sobre educação financeira : contribuições para uma formação integral no ensino médio integrad(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-08) Machado, Susiany Mirela; Gouveia, Riama Coelho; Gouveia, Riama CoelhoGrande parte do tempo de um jovem se passa na escola, tornando-se esta um local fundamental de aprendizagem e desenvolvimento individual e coletivo. Ao questionar sobre a formação oferecida nesses ambientes, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, nota-se que a ênfase principal mantém-se em formar mão de obra operacional para o mercado de trabalho, havendo um empobrecimento de conteúdos e temas de formação geral em favor de uma profissionalização instrumental. Contrapondo essa corrente, controlada pelo mercado capitalista, existe uma proposta de educação profissional de nível médio com a concepção de formação humana integral, baseando-se em todas as dimensões da vida para o processo educativo. Inclusa na perspectiva desta proposta, no contexto do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), o objetivo da pesquisa foi verificar de que forma o desenvolvimento de um Projeto Integrador sobre Educação Financeira, tratando especificamente do sistema imobiliário vigente, pode contribuir para a formação integral de estudantes do ensino médio integrado. A metodologia de pesquisa empregada durante as fases de desenvolvimento e validação do produto educacional foi baseada em elemento da pesquisa-ação, que visa à solução de um problema a partir da ação participativa dos envolvidos no processo. Neste caso, o problema detectado foi a dificuldade que os jovens recém-saídos do ensino médio, e mesmo os adultos de maneira geral, encontram na administração de suas vidas financeiras, não conseguindo mobilizar os conhecimentos matemáticos, históricos e sociais discutidos na escola para a solução de questões da vida cotidiana. Foram, então, desenvolvidas um conjunto de atividades envolvendo professores de matemática, história, sociologia, geografia e especialistas em economia e educação financeira, utilizando de recursos didático-pedagógicos variados, visando a abordagem interdisciplinar do tema e o envolvimento direto e ativo dos estudantes no desenvolvimento do processo ao simularem uma composição familiar com objetivo de organização dos seus recursos financeiros a partir do controle orçamentário. Os resultados obtidos a partir dos questionários aplicados, da observação da pesquisadora, e dos materiais produzidos pelos estudantes, demonstram que o produto contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante o projeto, nas diferentes áreas do conhecimento, e para a formação integral, principalmente no desenvolvimento da capacidade de inter-relação dos vários assuntos relacionados à temática, e pode ser a uma possibilidade de atividade pedagógica contextualizada e interdisciplinar, que ofereçam aos estudantes um maior controle e conhecimento de suas ações em sociedade. Como resultado adicional o projeto contribuiu para a reflexão sobre interdisciplinaridade entre os professores envolvidos, constituindo-se em processo de formação dos docentes e motivação para o desenvolvimento de futuros projetos.
- ItemProjeto interdisciplinar: uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019) Andozia, Maira Pincerato; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa discutiu o trabalho interdisciplinar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio como um meio para obter a formação integral. O Ensino Médio Integrado à formação técnica, em que o aluno recebe formação geral e profissional em único curso, constitui uma possibilidade de oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) que pode garantir aos jovens das camadas populares o acesso a uma formação sólida, que articule conhecimentos básicos e técnicos, de acordo com os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza participante, que se aproxima da pesquisa-ação. A partir da aplicação e avaliação do produto educacional e em consonância com os resultados da análise qualitativa dos dados, pode-se depreender que o projeto interdisciplinar representou uma estratégia didática que colaborou para a formação integral dos estudantes envolvidos na pesquisa, ao relacionar disciplinas técnicas e de formação geral, promover a contextualização dos conhecimentos, propiciar a pesquisa e permitir a compreensão crítica da realidade com vistas a uma possível intervenção nessa realidade.
- ItemProposta de ensino reflexiva para o ensino médio integrado sobre o direito ao trabalho(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-24) Oliveira, Sirlei Aparecida Machado de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroO presente trabalho apresenta e discute um produto educacional configurado como uma proposta de ensino reflexiva sobre o direito ao trabalho, destinada ao Ensino Médio Integrado, que relaciona conteúdos de disciplinas do núcleo comum, a saber: Sociologia, Língua Portuguesa e Geografia, à disciplina técnica Gestão Organizacional de Produção e de Pessoas, visando, desta forma, contribuir para efetivação de um ensino, de fato, integrado. A temática norteadora foi o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Almeja-se, com esse produto, que professores vislumbrem caminhos para a integração, favorecedora de uma formação integral aos estudantes, a qual, por sua vez, lhes permita estabelecer relações entre os conteúdos que, tradicionalmente, são explorados de forma segmentada. Partiu-se da hipótese de que a integração não ocorre de forma sistemática e contínua no Ensino Médio Integrado (EMI), a qual foi comprovada pelo relato dos docentes que avaliaram tal proposta didático-pedagógica. Constatou-se que não há abordagem interdisciplinar do tema “direito ao trabalho” nos PPCs e na prática dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos câmpus dos professores participantes da pesquisa. A pertinência do tema e a forma de sua abordagem puderam colaborar para a reflexão dos docentes acerca de uma formação politécnica, aproximando o tema aos saberes dos estudantes e concorrendo para a superação do dualismo histórico da educação profissional.
- ItemProposta de Formação para Processo Inclusivo dos Alunos com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-18) Silva, Érika de Cássia Lopes ; Pantoni, Rodrigo PalucciEste trabalho objetivou apresentar uma proposta de formação inicial e/ou continuada para agentes escolares que trate de dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A pesquisa justificou-se pela ineficácia em identificar sinais que geralmente indicam defasagem escolar ou ainda prejuízos nas áreas cognitivas, motoras, emocionais, sociais e de funcionamento executivo, além de diferenciar o que é dificuldade e Transtorno Específico de Aprendizagem, público este que não se caracteriza como alvo da Educação Especial. Ao mesmo tempo, pretendeu-se entender os problemas existentes neste tema no contexto da EPT como: o perfil dos docentes, da equipe pedagógica, dos alunos, entre outros e de reconhecer qual a função da psicopedagogia no diagnóstico clínico de transtornos e dificuldades de aprendizagem, através de um Diagnóstico Institucional, importante e fundamental para subsidiar todas as nuances que interferem direta ou indiretamente nesse processo. Para coleta de dados, foram utilizados questionários com a equipe escolar, aplicação de roteiro de “Diagnóstico Institucional” com gestor da instituição. Os dados foram compilados por meio da técnica de análise de conteúdo, e seus resultados serviram como referência para elaborar uma proposta de formação para os agentes escolares. Após a realização da formação, a avaliação da proposta (formação) foi realizada também por coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores carecem de formações continuadas com esta temática e que quando esses momentos formativos são oferecidos pela própria instituição, estes ganham novos sentidos e significados, pois podem influenciar na prática reflexiva e no aprimoramento da docência
- ItemSequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 17/08/2020) Araújo, Paola Eduarda de; Menin, Olavo HenriqueAs arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidas por artrópodes hematófagos durante o repasto sanguíneo. Doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya são arboviroses que possuem em comum o mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti - e são consideradas um grande problema de saúde pública no mundo, podendo discutido dentro do escopo de temas sociocientíficos. Apesar de haver investimentos do governo em campanhas de combate ao vetor, estas acabam se tornando ineficientes por não sensibilizarem adequadamente a população. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar, acompanhar e analisar os efeitos de uma sequência didática possuindo como princípio pedagógico a pesquisa. Tal pesquisa foi aplicada aos alunos do 4º ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio ? Química do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Sertãozinho, com o intuito de contribuir para a sensibilização, a cidadania e prática social deste aluno, além de contribuir para a sua criticidade e formação integral. Os dados coletados foram trabalhados quanti-qualitativamente e as análises dos resultados constataram que a proposta da sequência didática foi significativa tornando esse produto educacional um instrumento importante para permitir o contato do aluno com o tema desenvolvido, da teoria com a prática e contribuir, deste modo, para a sua criticidade, interação com sua comunidade e participação social, podendo ser utilizado por diferentes disciplinas que buscam contribuir para a formação integral dos alunos.