Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Campus "CUBATÃO"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : Uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docente(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), ) Ferreira, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva; Abreu, Ana Silva Couto deEste estudo analisa, utilizando Sequências Discursivas (SD), o paradoxo que se apresenta na construção da imagem do docente no século XXI. O corpus dessa pesquisa é formado por dois Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) – Schoology e Edmodo – e documentos oficiais, como as Leis de Diretrizes e Bases. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso Francesa, na qual autores como Pêcheux (1995, 2008) e Orlandi (2004, 2009, 2014) definem conceitos como paráfrase e metáfora para construção e manutenção do discurso. Esses conceitos, ao serem associados à fala do historiador Dominique Julia (2000), no âmbito histórico evocam a memória discursiva e seus efeitos produzidos na elaboração do imaginário docente diante das mudanças tecnológicas.