Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por Autor "Andrade, Breno Tiano de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPerspectiva da educação tecnológica no ensino fundamental: estudo de caso no ensino de robótica no 9º ano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Andrade, Breno Tiano de; Gonçalves, Matheus Gabriel; Rodrigues, Luciene CavalcantiEmbora os últimos anos tenham presenciado avanços significativos quanto à divulgação e reconhecimento da importância da linguagem de programação para diferentes campos do saber, no Brasil, esse universo ainda se mostra restrito a públicos específicos. A ideia de complexidade muitas vezes associada à área da programação talvez explique a quase exclusividade da prática a especialistas, na maioria das vezes, poucos para a demanda. Criar um método de estudo simplificado e interativo é essencial para que para que crianças e jovens comecem a programar. Pesquisas recentes (Canal do Educador) indicam que o uso de computadores na educação beneficia sobremaneira o processo ensino aprendizagem, na medida em que promovem mudanças no paradigma pedagógico. Seguindo essa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é proporcionar práticas educacionais via linguagem de programação a estudantes do ensino fundamental, utilizando para isso uma plataforma de prototipagem. A aplicabilidade dessa tecnologia no ensino de conceitos iniciais tem sido amplamente investigada, no entanto, observa- se certa carência de estudos que avaliem esse instrumento na aprendizagem de conceitos intermediários, ou seja, posteriores aos tópicos introdutórios de programação. Este trabalho buscará analisar a influência do ensino de robótica com Arduino, quando utilizado para resolução de exercícios práticos de programação, em aprendizagens que envolvam raciocínio lógico e interpretação de textos. Para tanto, serão realizadas avaliações diagnósticas para análise quantitativa e qualitativa a respeito da aquisição de conhecimentos e motivação dos estudantes.