Engenharia Elétrica
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Navegando Engenharia Elétrica por Autor "Seixas, Claudiner Mendes de"
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- ItemAnálise transitória de aterramento utilizando as teorias de linhas de transmissão e híbrida eletromagnética(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-09) Veira, Leonardo Pedroso; Seixas, Claudiner Mendes deO presente trabalho aborda o comportamento transitório de sistemas de aterramento elétrico utilizando dois modelos distintos: um baseado na teoria de linhas de transmissão e o outro baseado na teoria híbrida eletromagnética. O estudo de aterramento é importante porque, se bem projetado, evita sobretensões, situações de risco para equipamento e seres vivos próximos, problemas na qualidade de energia entregue ao consumidor, entre outros, sendo que na maioria dos casos essas adversidades são ocasionadas por descargas atmosféricas. Assim, este tema vem despertando o interesse de diversos pesquisadores no mundo e motivou este trabalho. O objetivo central do trabalho é entender ambos os modelos citados, e escrever conclusões a partir dos resultados obtidos. Para este fim, inicialmente foi feita revisão bibliográfica para cada modelo, posteriormente implementado um código MATLAB® para o modelo de linhas de transmissão, que foi utilizado para obter o comportamento da impedância do aterramento e consequentemente o ganho de potencial elétrico no ponto de injeção da corrente, onde houve a simulação de diversos sistemas de aterramento com diferentes características para apontar quais produzem um sistema mais eficaz e a comparação com os resultados obtidos por outros autores no modelo HEM, para que se possa visualizar as diferenças entre os modelos. Este trabalho mostrou que o aterramento depende fortemente da resistividade do solo. Também é dependente, mas não fortemente, da permissividade do solo, do raio do eletrodo e da profundidade de aterramento, por outro lado, ainda sim esses outros parâmetros devem ser levados em consideração. Também é apresentado o comprimento efetivo do eletrodo, mostrando claramente que nem sempre um eletrodo maior representa menor impedância de aterramento.
- ItemProjeto de motorização de uma cadeira de rodas usando motores brushless(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-08) Brito, Jardel Dias; Seixas, Claudiner Mendes deEste trabalho foi motivado pelo desejo de oferecer deslocamento seguro, operação simples, transporte adaptado mais acessível às pessoas portadoras de necessidades especiais em deslocamento, promovendo inclusão social e diminuindo as desigualdades. O objetivo foi desenvolver um protótipo de motorização de cadeiras de rodas utilizando os motores Brushless e controladores comerciais. O método utilizado consistiu em revisão bibliográfica seguido de desenvolvimento de protótipo e testes de funcionalidade. Foram utilizados livros, artigos científicos e buscas no Google Acadêmico através das palavras-chave: motor Brushless, controladores, drivers e Arduino. Após essa revisão um protótipo foi construído e testado em laboratório, seu funcionamento foi analisado, correções e melhorias foram propostas e implementadas na construção de um segundo protótipo que também foi testado. Como resultados da pesquisa foram realizadas algumas publicações em eventos científicos, a tecnologia para motorização de cadeiras de rodas elétrica foi absorvida e explicitada e um protótipo funcional foi construído e testado em campo. O protótipo está disponibilizado a quem interessar, na sala de pesquisa deste grupo. Conclui-se então que o uso de motores Brushless no tracionamento de cadeira de rodas é viável, possibilitando sua aplicação em variados modelos de cadeiras. É possível instalar o kit de motorização mantendo a cadeira articulável, facilitando o manuseio e o transporte. O uso de baterias de íons de lítio e de controladores comerciais tornou a motorização leve e compacta. Foi possível disponibilizar a dirigibilidade da cadeira, efetuada por meio de um joystick shield de baixo custo, para ser comandada pelo cadeirante ou pelo acompanhante.